Tecnologia e Manejo

08/08

BRS Sanhaço será lançada em Dia de Campo de Trigo

BRS Sanhaço será lançada em Dia de Campo de Trigo

 

A Embrapa, a Fundação Meridional de Apoio à Pesquisa e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) promovem o tradicional Dia de Campo sobre a cultura do trigo, no próximo dia 18 de agosto, das 8h às 12h, na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, em Londrina (PR). O evento é dirigido a profissionais da assistência técnica e produtores.

A novidade será o lançamento da cultivar de trigo BRS Sanhaço, produzida pela Embrapa e pela Fundação Meridional. Entre os destaques das estações técnicas estão a apresentação da coleção de cultivares de trigo da Embrapa e do Iapar para a região meridional do Brasil (Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). O Iapar também apresentará seus materiais genéticos para triticale. A programação técnica prevê ainda o debate sobre o manejo fitotécnico das cultivares de trigo da Embrapa e a utilização do trigo como opção de diversificação dos sistemas produtivos.

BRS Sanhaço – De acordo com o pesquisador Manoel Bassoi, a cultivar BRS Sanhaço é um trigo de ciclo médio com maturação fisiológica aproximada de 112 dias. “Esse trigo tem boa capacidade de perfilhamento em regiões mais frias, apresentando resistência às manchas foliares, giberela e debulha”, explica Bassoi. 

O lançamento é um trigo da classe Pão, ou seja, a qualidade da farinha é indicada para uso comercial em panificação, considerando as médias de força de glúten e de estabilidade de farinha.  A cultivar BRS Sanhaço é indicada para o Paraná (regiões 1, 2 e 3); Santa Catarina (regiões 1 e 2); Mato Grosso do Sul (região 3) e São Paulo (região 2).

Em 2016, as altas produtividades das cultivares de trigo da Embrapa, chamaram a atenção dos produtores de sementes do Paraná, maior produtor brasileiro de trigo. A BRS Sanhaço, por exemplo, alcançou média de produtividade de 5.800 kg/ha (234 sacas/alqueire), em área de 36 hectares de produção de semente básica. O produtor de sementes de Ponta Grossa, Wagner Antonio Bonfiglio, que produziu sementes para a Embrapa, diz a que a cultivar superou as expectativas. “Esperávamos sim boa produtividade, mas não que essa cultivar atingisse os níveis de rendimento que observamos”, destaca. “Também destacamos a boa sanidade e o excelente desenvolvimento das plantas, assim como, o porte ereto, porque não sofreu acamamento”, ressalta Bassoi.

Programação do Dia de Campo

8h - 8h30: Recepção e entrega de material
8h30 - 9h: Abertura e lançamento da cultivar BRS Sanhaço
9h - 12h: Estações técnicas
- Cultivares de Trigo da Embrapa 
- Cultivares de Trigo e Triticale do IAPAR
- Manejo Fitotécnico das cultivares de Trigo da Embrapa
- O trigo como opção de diversificação do Sistema de Produção

As inscrições serão feitas somente no dia 18 de agosto no local do evento. Para mais informações sobre o Dia de Campo entre em contato pelo telefone (43) 3371-6067 ou pelo e-mail: soja.eventos@embrapa.br

Serviço 
Evento: Dia de Campo de Trigo da Embrapa, Iapar e Meridional
Data: 18 de agosto
Horário: 8h às 12h
Local: Vitrine de Tecnologias da Embrapa – Sede da Embrapa Soja, em Londrina, Paraná (rod. Carlos João Strass, s/n)

 

 

Lebna Landgraf (MTb2903/PR) 
Embrapa Soja 
 
Telefone: 4333716061

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade