Tecnologia e Manejo

24/05

Maternidade é a fase mais sensível da produção de suínos

Maternidade é a fase mais sensível da produção de suínos

 

Dentro de uma granja de suínos há diversos setores. Todos são muito importantes e devem funcionar dentro das regras de sanidade. A maternidade está entre estas áreas e demanda muitos cuidados. As gaiolas devem ser individuais com abrigo para proteção dos leitões e é o local onde permanecem até terminar a fase de aleitamento. A desmama ocorre, normalmente, quando os leitões atingem entre 21 e 28 dias de idade. Em seguida são encaminhados para a creche e as porcas retornam para o setor de reprodução. E este é o assunto do blog do SENAR-MT esta semana.

 

É importante destacar que as leitoas vão para a maternidade uma semana antes do parto. É um ambiente onde o controle das condições ambientais é mais complexo que nas demais instalações, já que o projeto deve atender a microambientes específicos para as matrizes e para os leitões, além de protegê-los contra possível esmagamento. Para evitar o esmagamento, normalmente são projetadas gaiolas, com proteções e delimitações de áreas destinadas aos leitões, chamadas escamoteadores, que possibilitam poucos movimentos à fêmea.

 

O manejo de maternidade está intimamente relacionado ao do parto. Em função disso, preocupações em relação ao parto são fundamentais tendo como objetivo a obtenção de um maior número de leitões nascidos vivos por leitegada e de manter a saúde reprodutiva da fêmea, a fim de garantir a ela uma boa longevidade produtiva dentro do plantel. Portanto, o manejo do parto passa a ser uma atividade de extrema importância tanto para a fêmea quanto para os seus leitões, no intuito de que ele ocorra em um período adequado, sem ou o mínimo de intervenções e que seja oferecido aos leitões a oportunidade de mamar grande quantidade de colostro imediatamente após o nascimento para garantir a sua sobrevida imediata.

 

Leia a matéria completa no blog do SENAr-MT - https://blogsenarmt.com 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa



Publicidade