Tecnologia e Manejo

08/05

Método SpecSolo se consolida ao receber acreditação do Inmetro

Método SpecSolo se consolida ao receber acreditação do Inmetro

 

O Instituto Brasileiro de Análises (IBRA), foi acreditado pelo Inmetro conforme Norma ISO 17025 para realizar análises de matéria orgânica e textura (argila, silte e areia) por espectroscopia no infravermelho próximo (NIR) através da Tecnologia SpecSolo®, nova metodologia para análise da fertilidade de solos preconizada pela Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ). A NBR ISO/IEC 17025 estabelece requisitos gerenciais e técnicos para a competência de laboratórios em fornecer resultados de ensaio e calibração tecnicamente válidos.

A solução analítica SpecSolo®, baseada no uso da espectroscopia no infravermelho próximo e técnicas de Big Data e Inteligência Artificial, é uma inovação em análise de solos desenvolvida pela Embrapa Solos em parceria com a SpecLab, que além de reduzir o tempo de fornecimento de análises, ainda possui a vantagem de realizar essas análises de forma não destrutiva e sem geração de resíduos. A solução conta com um software hospedado em nuvem exclusivo para o processamento da análise e um equipamento automatizado para coleta de espectros de solo, denominado SpecSolo-Scan®.

Lançamento comercial foi na Agrishow 2018

O lançamento comercial do SpecSolo, que aconteceu no estande da Embrapa durante a 25a Edição da Agrishow (Ribeirão Preto-SP), contou com a presença do presidente da instituição, Maurício Antônio Lopes, que destacou a importância da tecnologia para uma agricultura sustentável totalmente alinhada à política de baixa emissão de carbono.

Para Thiago Camargo, Diretor da SpecLab, “a acreditação ISO 17025 dos ensaios de matéria orgânica e textura confirma a viabilidade técnica da utilização do SpecSolo em rotinas analíticas laboratoriais, trazendo eficiência com baixo custo operacional.”

O cientista da Embrapa, André Marcelo, explica que “a Tecnologia SpecSolo® irá permitir a substituição, com rapidez e precisão, de alguns dos métodos tradicionais para análise de solos, muitos deles trabalhosos e poluentes ao meio ambiente.”

 

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ) 
Embrapa Solos 
 
Telefone: (21) 2179-4578

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade