Tecnologia e Manejo

07/06

Como tratamos o solo no Brasil? O Construtores de Solos vai responder

Como tratamos o solo no Brasil? O Construtores de Solos vai responder

 

Evento na Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), no dia 11 de junho, vai marcar o lançamento do projeto Construtores de Solos, uma parceria do centro de pesquisa carioca com o site Notícias Agrícolas.

Esse ambicioso trabalho vai descobrir como o solo agrícola brasileiro está sendo tratado, passando por cinco polos de produção (Oeste do Paraná; Sudoeste de Goiás; Oeste da Bahia ; Médio Paranapanema - SP e Médio Paraíba do Sul – RJ) selecionados por serem regiões fundamentais do agronegócio, além de apresentarem uso intensivo da terra. As realidades distintas das áreas são mais um atrativo do Construtores de Solos. “No Paraná, temos uma agricultura intensiva, onde há muita chuva; enquanto na Bahia os solos são muito vulneráveis”, diz o chefe geral da Embrapa Solos José Carlos Polidoro. “Temos que promover o uso sustentável da terra para que este produtor se torne o maior guardião do solo. Adotando práticas conservacionistas, o agricultor diminui a erosão e preserva a água, sendo mais competitivo”, completa Polidoro.

O Construtores de Solos vai promover a troca de informações sobre a terra, envolvendo profissionais da Embrapa, de instituições parceiras, produtores rurais e formadores de opinião. E, por meio da elaboração de estratégias locais, também vai buscar a recuperação de terras degradadas, a conservação e o manejo do solo e da água, incrementando a competitividade das propriedades rurais frente ao agronegócio.

O projeto inclui circuitos técnicos, análise da terra e visitas às fazendas, analisando pontos negativos e positivos, debatendo-os com os produtores.

Como vai funcionar

As atividades acontecerão em duas frentes: a primeira fará ações de mapeamento de áreas degradadas, identificando as principais causas desse processo e suas consequências para a produção agrícola; e também de áreas que sirvam como modelo de adoção de boas práticas e sucesso na produção de solo e água. As áreas serão avaliadas no decorrer do projeto, para registro das consequências da adoção dessas boas práticas agrícolas para o produtor, o meio ambiente e a sociedade. Onde forem identificadas boas práticas agrícolas serão erguidas bandeiras, como forma de sinalizar que nesses locais o capital natural solo está sob cuidados de um ‘Construtor de solos’.

A segunda frente mostrará à sociedade os riscos do mau uso da terra. Serão realizadas reportagens, boletins em tempo real, documentários, entrevistas e artigos, que serão disponibilizados no Notícias Agrícolas.

Evento-piloto

Luís Eduardo Magalhães (BA) recebeu, no dia 26 de abril, um evento-piloto do Construtores de Solos. Na ocasião, os pesquisadores da Embrapa Solos Pedro Freitas e Paulo César Teixeira se apresentaram ao lado de profissionais da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), Universidade Federal do Oeste da Bahia, Embrapa Algodão e IAC para um público formado por produtores rurais, agrônomos, consultores e técnicos agrícolas.

Pedro Freitas também percorreu por quatro dias, ao lado de equipe do Notícias Agrícolas, o Oeste da Bahia, apontando características, problemas e soluções para o solo da região, em uma série de reportagens. “O Construtores de Solos surgiu da necessidade de comunicar a experiência e o conhecimento da Embrapa sobre o comportamento e a preservação dos solos tropicais”, conclui Pedro

Saiba mais sobre o evento-piloto aqui.

Lançamento do projeto Construtores de Solos
Dia 11 de junho
Embrapa Solos – Rua Jardim Botânico, 1024 – Jardim Botânico – Rio de Janeiro-RJ
Programação:
9h – Apresentação do projeto – José Carlos Polidoro (chefe geral da Embrapa Solos) e Pedro Freitas (pesquisador da Embrapa Solos)
10h – Assinatura do acordo de cooperação técnica do projeto Construtores de Solos
10h15 – Estratégias de comunicação para atingir produtores rurais – João Batista Olivi (Diretor do site Notícias Agrícolas)

Mais informações: (21) 2179-4507 ou cnps.eventos@embrapa.br

 

 

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ) 
Embrapa Solos 
 
Telefone: (21) 2179-4578

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade