Tecnologia e Manejo

23/06

Adquira sementes de quinoa e amaranto diretamente da Embrapa

Adquira sementes de quinoa e amaranto diretamente da Embrapa

 

A Embrapa Produtos e Mercado está comercializando, diretamente ao produtor, sementes de quinoa e amaranto. Para adquiri-las, o produtor de sementes ou de grãos, precisa apenas ligar para o Escritório em Brasília para encomendar as sementes. Estão sendo oferecidas as cultivares desenvolvidas pela Embrapa BRS Piabiru, de quinoa, e BRS Alegria, de amaranto.

A quinoa e o amaranto são espécies que estão ganhando cada vez mais espaços na alimentação do brasileiro, devido às novas exigências do consumidor por alimentos mais nutritivos e diversificados. A quinoa é fonte de proteínas, muito rica em diversos nutrientes e que é consumida inclusive para emagrecimento. O amaranto é utilizado na prevenção do câncer e também para o emagrecimento.

As duas espécies foram introduzidas no Brasil pela Embrapa Cerrados na década de 1990 e são indicadas para diversificar os sistemas produtivos, auxiliar na quebra de ciclo de doenças e pragas e como alternativa alimentar.

A BRS Piabiru e a BRS Alegria são indicadas para uso em safrinha e entressafra (inverno), com ciclo de 110 dias da emergência à maturação, para plantios em maio na região Cerrado. Apresentam boa sanidade, porte ereto e resistência ao acamamento, permitindo a colheita mecanizada. A densidade de plantio varia em função da qualidade das sementes, sendo desejável população de 240.000 plantas/ha, isto é 12 sementes/m linear.

Para quinoa a recomendação de plantio é de 2,0 a 3,0 kg/ha, dependendo da germinação da semente. Para amaranto recomenda-se o uso de 1 kg/ha. A produtividade média da quinoa é de 2,5 t/ha, enquanto o amaranto produz uma t/ha.

Pelas características nutricionais e ausência de glúten, a quinoa e o amaranto conquistaram o consumidor preocupado com a saúde e a qualidade de vida. Para os celíacos (pessoas com intolerância ao glúten) é uma excelente opção na composição da dieta e preparação de pratos.

Os interessados devem entrar em contato com o Escritório de Brasília da Embrapa Produtos e Mercado, para adquirirem as sementes diretamente da Embrapa.

Telefone: (61) 3333-0417

E-mail: spm.ebsb@embrapa.br

E para saber onde encontrar as cultivares Embrapa entre na página Embrapa.br/cultivares

 

Jurema Iara Campos (MTb 1300/DF) 
Embrapa Produtos e Mercado 
 
Telefone: (61) 3448-1712

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade