Tecnologia e Manejo

12/01

CRVLagoa: Qual a sua opinião sobre genômica?

CRVLagoa: Qual a sua opinião sobre genômica?

 

GENOMA/GENÔMICA

 

Com o valor genético genômico, o valor genético é parcialmente calculado através de informações do DNA obtidos através de testes com marcadores moleculares. Para bezerros recém-nascidos, o valor genético genômico consiste na informação de seu próprio DNA combinado com os valores genéticos paterno e materno.

 

TESTES COM MARCADORES

 

Testes com marcadores são como colocar milhares de pequenas bandeiras em partes específicas do DNA. Cada uma dessas bandeiras é chamada de marcador. Comparando os marcadores e os valores genéticos das filhas, denominadas como população de referência, nós sabemos o efeito de cada marcador em cada característica. O valor genético genômico é determinado baseado nos resultados dessa comparação.

 

VALOR GENÉTICO GENÔMICO

 

O genoma é toda instrução genética. Em outras palavras, o DNA de um animal. O DNA consiste em milhões de pedaços de proteínas, e determinadas sequencias de proteínas formam um gene. Um ou mais genes determinam características, tais como coloração da pelagem, se o animal será mocho ou não, ou tem predisposição para alta produção de leite. Genômica é um método de melhoramento genético que usa o genoma como ferramenta de seleção.

 

VALOR GENÉTICO

 

O valor genético nos informa sobre a predisposição genética de um animal. O valor genético é sempre uma estimativa baseada nas informações disponíveis num exato momento. Assim que novas informações se tornam disponíveis, o valor genético pode ser alterado. A performance final do animal na propriedade depende de seus genes – definidos como valor genético – e também depende de fatores ambientais, tais como alimentação, condições climáticas e enfermidades.

 

POPULAÇÃO DE REFERÊNCIA

 

Esse teste com marcadores, entretanto, não significa nada sozinho. Esse teste só é relevante se os marcadores de um determinado animal são conectados com características. Para fazer isso, o valor genético das filhas (sem informação do DNA) de um grande grupo de touros é comparado com seus marcadores. Esse grupo de touros é denominado como “população de referência”. Quanto maior a população de referência, mais confiáveis e acurados serão os valores genéticos genômicos. Para assegurar uma grande população de referência de animais da raça Holandesa, a CRV colabora com outras organizações Europeias de melhoramento genético, denominada EuroGenomics. A população de referência europeia para gado Holandês totaliza 33.000 touros.

 

TOURO GENÔMICO

 

Um touro genômico é um touro cujos valores genéticos são principalmente baseados em valores genéticos genômicos. Esse touro não possui, ou possui somente algumas filhas que estão em produção de leite. Na CRV, esses touros genômicos são chamados de Touros InSire.

 

TESTE GENÔMICO PARA VACAS

 

Até recentemente, testes com marcadores moleculares eram prioritariamente usados para examinar o DNA de touros, mas eles também podem ser usados para vacas. O HerdOptimazer da CRV oferecerá testes genômicos para fêmeas bovinas em algumas unidades comerciais. A aplicação correspondente oferece uma ideia dos resultados e ajuda o produtor a tomar decisões para definir quais são os melhores animais para permanecer na fazenda e quais animais vale a pena investir em melhoramento.

 

‘50K CHIP’

 

O denominado 50K chip é usado nos testes com marcadores para genotipar touros usados pela CRV. Isso significa que 50.000 marcadores são examinados. Quando o teste com marcadores é realizado em vacas, um chip de 10K é geralmente usado, por exemplo, em 10.000 bandeiras. Quantos mais marcadores são usados mais caro é o teste. Entretanto, mais marcadores não significam, necessariamente, mais informações úteis: boas análises dos resultados expressam que valores genéticos-genômicos obtidos de testes com 10K chip, para animais da raça Holandesa, são quase tão confiáveis quando testes feitos com 50K chip.



VALORES GENÉTICOS DAS FILHAS



Desde 2010, a CRV tem divulgado os valores genéticos genômicos tão rápido quanto eles são descobertos. Anteriormente, o valor das filhas de touros só eram divulgados baseados na performance das filhas (e outros descendentes), mas sem incorporar as informações do DNA. Os valores atuais, frequentemente, são baseados na combinação de informações do genoma e de informações fundamentadas no desempenho das filhas. Um touro como o Delta Atlantic, hoje em dia, tem seu valor genético baseado nas informações de seu próprio DNA, informações de seus ancestrais, filhos e irmãs e também informações sobre suas 12.889 filhas.



ACURÁCIA



A acurácia do valor genético é um indicativo de quanto o valor genético ainda pode ser alterado. Ela indica a quantidade de informações já existentes sobre o valor genético. Quanto mais alta a acurácia, mais estável é o valor genético. Testes genômicos de bezerras atualmente tem acurácia de 64% a 69%. Esse valor de acurácia é tão alto quanto a acurácia do valor genético de uma vaca de terceira lactação sem testes com marcadores.



TOUROS PROVADOS



O valor genético de um touro usado para melhoramento é predominantemente baseado nas informações de suas filhas. Quando um touro genômico tem em torno de 100 a 150 filhas com informações sobre seus respectivos desempenhos de produção leiteira, esse touro é classificado como um touro provado. Normalmente, esse touro tem ao redor de 5 anos.

 

 
 
Departamento de Marketing | assessoria@crvlagoa.com.br



Publicidade