Tecnologia e Manejo

20/05

Raça Girolando

Raça Girolando

 

Origem:

 

As primeiras notícias do surgimento desses animais data da década de 40. Pelos anseios dos criadores brasileiros, começaram a praticar o cruzamento de Gir com o Holandês intensamente, procurando que as duas raças se complementassem com rusticidade e produtividade. Atualmente o Ministério da Agricultura, juntamente com as associações representativas traçaram as normas para a formação do Girolando - Gado Leiteiro Tropical (5/8 hol + 3/8 gir - Bi Mestiço) -, transformando-o em prioridade nacional.

 

Com a utilização da Heterose, método que ainda pode utilizar mais intensamente as qualidades existentes nas raças puras, a raça girolanda conseguiu conjugar a rusticidade do Gir e a produção do holandês, adicionando ainda características desejáveis das duas raças em um único tipo de animal, fenotipicamente soberano, com qualidades imprescindíveis para produção leiteira econômica dos trópicos.

 

Principais características:

 

As fêmeas Girolando, produtoras de leite por excelência, possuem características fisiológicas e morfológicas perfeitas para a produção nos trópicos atribuindo um desempenho muito satisfatório economicamente. Os machos por sua adaptabilidade, conseguem desempenho comparável com qualquer cruzamento industrial específico para carne, quando colocados em situações idênticas de criação.

 

Sua capacidade de auto-regulação do calor corporal, sua conformação muscular e esquelética, aprumos e pés fortes, hábito de pastejo, capacidade ruminal etc., são condições que lhe atribuem grande resistência e adequação ao meio ambiente. Longevidade, Fecundidade e Precocidade estão bem evidentes no Girolando, virtudes que resultam uma ótima produção vitalícia e uma prole numerosa, que inicia-se normalmente aos 30 meses de idade (1a. cria), o pico de produção leiteira chega até os dez anos, e produz satisfatoriamente até aos 15 anos de idade.

 

Outras informações:Associação Brasileira dos Criadores de Girolando
Rua Orlando Vieira Nascimento, 74
38.040-280 - Uberaba/MG
Fone: (34) 3331-6000
e-mail: 
girolando@girolando.com.br

http://www.girolando.com.br



Publicidade