Tecnologia e Manejo

30/05

A Raça Leiteira SRB ( Svensk Rod o vit Boskap )

A Raça Leiteira  SRB ( Svensk Rod o vit Boskap )

 

Fertilidade da fêmea  

A raça SRB pode oferecer alta fertilidade para as raças com problemas de fertilidade.

O potencial de produções altas significa em geral uma baixa na fertilidade da fêmea e um aumento nas enfermidades. Infelizmente existe uma correlação negativa entre produções altas por um lado e fertilidade e resistência a enfermidades por outro. 

Sem duvida existem touros que contrariam esta regra, graças a grande quantidade de filhas de cada touro em um grupo de controle, estes touros podem ser identificados. Para evitar a redução da fertilidade, a Suécia seleciona por fertilidade na fêmea desde 1972.

Apesar de um aumento notável na produção é graças a uma seleção intensiva por fertilidade na fêmea, a Suécia evitou a tendência de baixa fertilidade experimentando em muitas populações de vacas leiteiras al redor do mundo.

A Suécia utiliza a prova mais completa do mundo para conhecer a fertilidade da fêmea, utilizando um total de nove sub-índices para novilhas e vacas de primeira e segunda cria.

Alguns dos itens utilizados são intervalos entre partos, quantidade de inseminações, tratamentos por infertilidade e sinais de cio. 

Resistência à mastite  

Em todas as raças leiteiras de produções altas, a mastite é a enfermidade que mais perdas econômicas causa. As perdas são geradas não só nos custos de veterinário e de medicamentos, mas também no leite desperdiçado e na diminuição da produção, alem do trabalho extra, descarte involuntário e uma reposição elevada. 

Com a crescente preocupação com o bem estar do animal que hoje existe, é também importante poder diminuir a ocorrência de casos de mastite no rebanho.Para o produtor é também muito melhor poder trabalhar com vacas saudáveis que produzem leite de alta qualidade.

Facilidade de parto – Baixa mortalidade de bezerros.  

Os problemas de parto e mortalidade de bezerros em partos de novilhas ocorrem com uma freqüência muito baixa na raça SRB.

A SRB é, portanto uma excelente alternativa para inseminar novilhas de raças leiteiras ou de duplo propósito com dificuldades ao parir ou com alta mortalidade no parto.

Longevidade

Vacas saudáveis com capacidade para resistir ao stress das produções altas são essenciais para a empresa Láctea rentável.

A longevidade reduz o descarte involuntário e o custo de reposição.

A vaca SRB é saudável e longeva. 

Melhoradora de raças  

A SRB foi e é utilizada com grande sucesso como melhoradora para raças leiteiras em todo o mundo. 

Produção orgânica  

Selecionada para partos fáceis, boa fertilidade, e extremamente saudável, e em conseqüência com pouca necessidade de remédios, a SRB e uma excelente escolha para produção orgânica. 

Melhorando com os cruzamentos  

A SRB deu resultados excelentes nos cruzamentos com diversas raças, como por exemplo, o Holandês, para melhorar a fertilidade, a facilidade de parto e a resistência à mastite.

Índice de Mérito Total  

A meta de seleção é uma vaca leiteira que dará ao produtor a máxima rentabilidade.

Para alcançar isso, foi colocada ênfase especial aos seguintes itens incluídos no Índice de Mérito Total.. Rendimento de proteína, gordura e leite. Resistência a enfermidades

. Fertilidade no macho e na fêmea. Facilidade de parto

Longevidade

. Conformação

. Crescimento diário 

 

Fonte: Genética Sueca



Publicidade