Tecnologia e Manejo

10/02

Raça Senepol

Raça Senepol

 

Maturidade adiantada & eficiência maternal 

Cor vermelha continua Tolerância definitiva do calor 

Disposição delicada

 

Nos 50 anos desde que o rebanho de Nelthropp se estendeu aos produtores locais, o desenvolvimento da raça de Senepol no St. Croix resultou em quatro rebanhos iniciais que operam na região ate hoje. Os dois os maiores possuem cerca de 620 matrizes. O isolamento de St. Croix protegeu a raça Senepol dos processos dos cruzamentos genéticos feitos sem sucesso indústrialmente nos ESTADOS UNIDOS, para tentar conseguir indivíduos tão rústicos quanto o Senepol.

 

Apesar dessas outras raças perseguirem essas tendências, apenas giravam ao seu redor dessas características, regredindo assim nas gerações futuras, pois o processo de seleção do Senepol foi caracterizada pela seleção continua de animais que puderam reproduzir sob o ambiente áspero do St. Croix. No começo, os rebanhos de origem mantiveram os registros genéticos da raça inicial , que foram crescendo com o aumento do numero de animais da raça Senepol. Nos 1960s o teste de desempenho foram interrompidos(atrasado), devido a problemas de registros.

 

Assim sendo reiniciados nos anos 70, e se adiantando mais ao meio dessa década com o estabelecimento da BCIA . Em 1977 um lote de 22 vacas da raça Senepol saiu dos ESTADOS UNIDOS; 20 anos mais tarde, a associação dos reprodutores de gado de Senepol reconhece 500 produtores e mais de 14.000 registros de Senepol. Hoje Senepol pode ser encontrado em mais de 21 países em todo mundo, como Venezuela, México, Filipinas, Zimbabwe, Brasil e muitos outros onde encontrou e se adaptou as condições tropicais. 

 

Resitência a Endo e Ectoparasitas 

A pesquisa do USDA indica que Senepol tem uma resposta imune maior quando comparada a outras raças taurinas de corte, isto se deve à influência do N'Dama no Senepol, e é ajudado também pelas gerações de seleção natural que aconteceram nos rebanhos de St. Croix. A mosca do Chifre praticamente não atinge o rebanho da raça de Senepol. Nos grandes rebanhos onde os Senepols estão em um contato diário com um gado que não seja da raça Senepol ,não foi relatado nenhum caso de infestação da mosca do chifre mesmo que não tenha sido aplicada nenhuma vacina ou feito método de controle.

 

Os testes preliminares numa pesquisa sobre o sistema imune natural de quatro raças taurinas naturais diferentes, mostraram que o Senepol tem um nível mais elevado de resposta imune natural em comparação com as outras três raças. Indicando o seu poder de resistência eficaz contra doenças que as outras raças. A resistência ao inseto do N'Dama foi herdada também pelo Senepol. 

Precocidade

Senepol é similar ao Angus quanto a facilidade de ganho de peso e peso ao nascimento. A sua vantagem se da no vigor que a raça Senepol transmite aos bezerros. É por isso que produtores estão se orgulhando do desempenho da raça no mundo, o que esta resultando no aumento de produtores no mundo, o que vem crescendo rapidamente. A eficiência maternal, pela estrutura e habilidade materna da vaca Senepol, é outro aspecto que chama a atenção.

 

O que resulta em proles, mais sadias e pesadas e com uma melhor capacidade de ganho de peso. Quem visita cattleman em St. Croix ,pela primeira vez, fica espantado no número de vacas de 15-20 anos de idade que estão ainda em produção.Apesar de negligenciada,nenhuma caracteristica talvez seja tão importante para o criador quanto esta. 

Cruzamentos

Senepol elogia muitas raças e ajuda a trazer seus traços vantajosos às áreas onde a tolerância ao calor é necessária. Na pesquisa do USDA, as cruzas com Senepol expressaram mais heteroses do que toda a combinação de cruzas dos continentais britânicas ou britânicas britânicas . A associação dos reprodutores de gado de Senepol registra diversas raças compostas baseadas Senepol. Como o Senegus, por exemplo. 

Senegus

Todas as tentativas de cruzamento da raça Senepol com outras raças taurinas mostraram ser bem sucedidas, resultando em proles F1 de excelente qualidade. Esta alta capacidade de transmição de características do Senepol, nos cruzamentos, vem confirmando positivamente o sucesso em F1 dos cruzamentos obtidos através de indivíduos de diferentes raças Bos taurus. Permitindo a produção de carne taurina com grande tolerância as condições tropicais.

 

Quando as bezerras meio-Senepol são introduzidas a um rebanho, são conservadas , devido a sua rusticidade e tolerância as condições tropicais. Além às qualidades britânicas e continentais realçadas da raça, o cruzamento de Senepol vem mantendo a sua rusticidade, o que comprova que o Senepol vem se tornando uma raça muito comum no cruzamento industrial e universal.

 

 

Fonte: NEPEC - Iuri da Costa Melo



Publicidade