Tecnologia e Manejo

10/02

Unesp: Avaliação dos Teores de Arsênio em Tecidos de Tilápias

Unesp: Avaliação dos Teores de Arsênio em Tecidos de Tilápias

 

Luciano Henrique Barca De Oliveira apresentou a dissertação de mestrado intitulada “Avaliação dos Teores de Arsênio em Tecidos de Tilápias (Oreochromis niloticus) e Estudo da Bioacumulação de As(III)”. A pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Química do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce), Câmpus da Unesp em São José do Rio Preto.


Resumo

 

As concentrações de arsênio total nos principais tecidos da tilápia foram avaliados e uma estimativa dos riscos associados ao consumo deste peixe foi realizada, levando em conta as diretrizes estabelecidas pela FAO/OMS. 

 

As análises foram realizadas por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado (ICP-MS) no modo de discriminação por energia cinética (KED). Materiais de referência certificados foram analisados com recuperações de 101, 110 e 80% de NIST 1640a, NIST 1566b e DORM-3, respectivamente. Na parte consumível (o tecido muscular dos peixes), a concentração média encontrada foi 0,030 ± 0,008 μg g-1, que é inferior ao valor máximo permitido de arsênio estabelecido pelas agências reguladoras nacionais e internacionais. 

 

A concentração média encontrada nas vísceras (estômago, brânquias e fígado) foi de 0,485 ± 0,225 μg g-1, concluindo-se que as vísceras tinham maior capacidade de bioacumulação de arsênico. Os esnsaios de bioacumulação com As(III) (espécie mais tóxica do arsênio) demonstraram que o estômago e fígado desempenham um papel importante na absorção e acúmulo desse semimetal presente em águas contaminadas.

 

 A estimativa dos parâmetros tóxicocinéticos obtidas com os testes de exposição ao As(III), permitiu avaliar a capacidade de abosrção e depuração de cada órgão de interesse. A partir deste estudo foi possível monitorar o elemento arsênio em diferentes tecidos de tilápia evidenciando sua acumulação e distribuição em todo o corpo da tilápia. 



Comissão Examinadora

 

Prof.(a). Dr.(a). Mario Henrique Gonzalez (Orientador) – Unesp / Câmpus de São José do Rio Preto
Prof.(a). Dr.(a). Marcia Cristina Bisinoti – Unesp / Câmpus de São José do Rio Preto
Prof.(a). Dr.(a). Edilene Cristina Ferreira – Unesp / Câmpus de Araraquara

 
Assessoria de Comunicação e Imprensa
 
 
Unesp 



Publicidade