Tecnologia e Manejo

22/06

Epagri monitora inseto capaz de transmitir doença na citricultura

Epagri monitora inseto capaz de transmitir doença na citricultura

 

Epagri e Cidasc estão monitorando o aparecimento em Santa Catarina do psilídeo-asiático-dos-citros, um inseto que é capaz de causar a doença mais destrutiva da citricultura atualmente, a Huanglongbing (HLB), também conhecida como greening. O inseto só causa a doença se estiver infectado pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus.

 

Não se tem conhecimento se a doença existe em Santa Catarina, que exibe o status de “livre de ocorrência da praga” perante o Ministério da Agricultura. De acordo com a Instrução Normativa n° 53, levantamentos semestrais de detecção devem ser realizados. “Devido ao HLB ser endêmico no Paraná, plantas infectadas terem sido encontradas na província de Misiones (Argentina) e o psilídeo ter sido registrado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, é importante realizarmos o monitorando da população do inseto aqui no Estado para a eventual detecção da bactéria”, diz Maria Cristina Canale, pesquisadora da Epagri/Cepaf e coordenadora do projeto.

 

O monitoramento está sendo realizado em 19 pomares em Santa Catarina, utilizando armadilhas adesivas amarelas instaladas nas árvores. Até o momento, o psilídeo não foi detectado nas armadilhas. Rodolfo Vargas Castilhos, pesquisador em entomologia da Epagri/Cepaf e participante no projeto, especula que o clima catarinense não seja apropriado para o pleno desenvolvimento de populações do inseto. Também existe a possibilidade de estarem ocorrendo condições atípicas durante o estudo, que dificultam a captura. Entretanto, os pesquisadores envolvidos com a pesquisa ressaltam que a continuidade do monitoramento é necessária, dada a importância da doença para a citricultura.

 

O psilídeo-asiático-dos-citros é um inseto pequeno, medindo cerca de 3 mm e tem coloração marrom acinzentada. Quando se alimenta, assume um ângulo de 45 graus com relação à folha. Os danos causados pela alimentação do inseto são inexpressivos, sendo a doença HLB o principal motivo de preocupação com o psilídeo. A doença se caracteriza por ramos amarelecidos e frutos com deformação e maturação desuniforme. O mosqueado, que são alternâncias sem delimitação aparente entre verdes claro e escuro na folha, é o sintoma mais típico da doença.

 

Epagri 



Publicidade