Tecnologia e Manejo

26/07

Valtra lança no Brasil colhedora para mudas de cana

Valtra lança no Brasil colhedora para mudas de cana

 

Além de ser a única colhedora de fábrica preparada para a colheita de mudas, a máquina utiliza exclusivo sistema de esteiras de borracha substituindo os rolos transportadores”, reduzindo em 46% os pontos de atrito das mudas no equipamento. O resultado da tecnologia é a preservação das gemas, parte responsável pela germinação de novas plantas.

 

Marco Antônio Gobesso, gerente de marketing de produtos cana-de-açúcar da AGCO, afirma que a mecanização na colheita de cana possui grande impacto nas plantas, apesar dos ganhos de produtividade. “No caso específico da colheita para plantio isto se torna mais relevante já que podemos afetar o potencial de germinação da planta que queremos multiplicar. A Valtra aposta que o próximo passo no setor sucroalcooleiro é um plantio mais eficaz e, por isso, oferece uma alternativa menos agressiva às gemas, oferecendo maior índice de germinação.”

 

“A nossa colhedora possui menos pontos de contato com a planta no momento da colheita, preservando as gemas e maximizando o poder de germinação. Com isso, é possível obter o mesmo resultado no plantio, utilizando quantidade menor de mudas (em toneladas/hectare). Dessa forma, o produtor rural reduz os gastos no plantio de uma nova safra. Esse é um passo importante para a evolução do plantio mecanizado”, explica Gobesso.

 

A nova colhedora de mudas de cana vem equipada com o motor eletrônico AGCO Power com sistema SCR (Redução Catalítica Seletiva), para redução da emissão de poluentes, conforme a legislação ambiental Proconve MAR-1. Os componentes oferecem potência de 350 cv com consumo de combustível reduzido e vida útil prolongada.

 

A BE1035 Mudas também conta com o sistema de telemetria AgCommand®, já presente na colhedora de cana BE1035e. A ferramenta permite o monitoramento da máquina em tempo real, quer seja a partir da fábrica, da concessionária Valtra ou até mesmo onde o cliente estiver. Dessa forma, é possível realizar a manutenção preventiva, repondo peças ou fazendo ajustes ao detectar necessidades, evitando longas paradas para manutenções.

 

A Valtra apresenta solução completa para o setor canavieiro, por ser a única a fabricar e comercializar equipamentos para todo o ciclo da cana: carregadoras, transbordos, plantadoras, pulverizadores, tratores, colhedoras e máquinas para recolhimento de palha e biomassa, como enfardadoras e enleiradores.

 

Julia Boarini 



Publicidade