Tecnologia e Manejo

31/05

Caminhão autônomo para a cana é lançado no Brasil

Caminhão autônomo para a cana é lançado no Brasil

 

A fabricante de veículos Volvo apresentou nesta quarta-feira (31/05), em Maringá (PR), o primeiro caminhão autônomo para uso em canaviais. O veículo, em operação há cinco meses na usina Santa Terezinha, do Grupo Usaçúcar, pode ser a solução para os problemas de compactação do solo, que geram perdas de até 10 toneladas por hectare, em média. A vantagem, explica o presidente do Grupo Volvo para a América Latina, Wilson Lirmann, é a precisão no momento da colheita. Com o caminhão, os níveis de compactação podem ser reduzidos em até 100%.

O VM Autônomo, como é chamado, trabalha alinhado à colheitadeira de cana e tem uma precisão de 2,5 centímetros na passagem sobre as linhas do canavial, o que evita o pisoteio sobre os brotos de cana-de-açúcar. O modelo não autônomo utilizado hoje no Grupo Usaçúcar, o VM Canavieiro, tem uma precisão de 30 centímetros. De acordo com o diretor-presidente do grupo, Paulo Meneguetti, a precisão do veículo autônomo é determinante para evitar perdas de produção. Ele explica que, a cada safra, cerca de 20% do investimento é desperdiçado em função dos problemas de compactação.


Apesar do nome, o caminhão autônomo da Volvo necessita de um operador, que precisa fazer as manobras para descarga do caminhão que vai transportar a cana até a usina. Mas enquanto está alinhado à colheitadeira na retirada da cana, a autonomia do veículo é total.

De acordo com Wilson Lirmann, a máquina foi desenvolvida a pedido do próprio Grupo Usaçúcar. Fabricado na sede da empresa no Brasil, em Curitiba, o caminhão utiliza tecnologia já aplicada em caminhões usados no transporte subterrâneo de mineradoras na Suécia, país de origem da fabricante. No  Brasil, o veículo foi desenvolvido para operar apenas em canaviais.
A tecnologia já está disponível para demais usineiros, mas a fabricação, a exemplo dos produtores paranaenses que estão usando o veículo, será condicionada às demandas e às necessidades de cada usina.


Para o presidente da Volvo, o caminhão autônomo pode ser uma revolução na indústria sucroenergética, já que é a mais avançada tecnologia de transporte comercial já lançada para a indústria. O executivo acrescenta ainda que a tecnologia foi desenvolvida tendo em vista uma cultura tropical, ao contrário de culturas originárias de climas mais amenos, como a soja, cujas tecnologias são adaptadas e aplicadas às plantações brasileiras.


*O jornalista viajou a convite da Volvo.

 

Globo Rural 



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