Tecnologia e Manejo

26/09

Cientistas indicam que eucalipto transgênico é seguro

Cientistas indicam que eucalipto transgênico é seguro

 

Estudos de biossegurança apontam que o novo eucalipto transgênico desenvolvido pela FuturaGene (do Grupo Suzano Papel e Celulose) não causa impactos ao meio-ambiente e a outros vegetais quando comparado com a planta convencional. Cientistas acompanham as plantações experimentais da planta transgênica nos estados de São Paulo, Bahia e Piauí desde 2006. 

A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) realizou nesse mês de setembro uma audiência pública para discutir a segurança e os potenciais benefícios da liberação desta tecnologia, que está em análise pela comissão desde janeiro de 2014. Do ponto de vista ambiental, uma vez que há ganho de produtividade de 20%, a aprovação do OGM poderá acarretar em diminuição da área plantada, reduzindo a pressão sobre as florestas naturais.

A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, enxerga a possibilidade de aprovação do produto como uma oportunidade. “O Brasil possui uma legislação moderna, um processo de análise de biossegurança rígido e centros de pesquisa de excelência; temos todas as ferramentas para nos tornamos referência na área de biotecnologia”.

Fonte: Agrolink



Publicidade