Tecnologia e Manejo

26/08

Publicação sobre estatística ganha edição ampliada para pesquisadores e estudantes

Publicação sobre estatística ganha edição ampliada para pesquisadores e estudantes

 

A partir de agora, pesquisadores e estudantes que precisarem planejar seus experimentos e analisar dados de forma mais precisa terão à disposição uma importante obra de referência relacionada a procedimentos estatísticos. Tanto no campo quanto nos laboratórios, a obra, intitulada Estatística aplicada à pesquisa agrícola, representa uma das mais úteis ferramentas para profissionais habilitados a utilizar, com correção metodológica, as técnicas estatísticas e obter conclusões válidas e interpretáveis em termos probabilísticos.

Reeditada pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília, DF) e pela Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás, GO), a publicação apresenta a programação SAS (Statistical Analysis System), usada para análise de delineadores e procedimentos, e ainda uma série de modelos, em expressões matemática e gráfica, para que os leitores possam fazer a opção mais adequada a cada pesquisa.

Nesta edição ampliada, foram incluídos três novos capítulos, sobre análise exploratória de dados, técnicas de amostragem, além da introdução ao SAS. Como exemplo da aplicação das metodologias, foram utilizados dados de produtividade média municipal de feijão do Estado de Santa Catarina, nos anos de 2008 e 2009. Estatística aplicada à pesquisa agrícola pode ser adquirida na Livraria Embrapa, por R$ 60,00. Para comprar basta acessar a páginawww.embrapa.br/livraria ou ligar para (61) 3448 4236.

 

Kátia Marsicano (MTb 03645) 
Embrapa Informação Tecnológica 
 
Telefone: (61) 3448 4590



Publicidade