Tecnologia e Manejo

26/12

Publicação digital conta os 40 anos da Embrapa Gado de Corte

Publicação digital conta os 40 anos da Embrapa Gado de Corte

 

Após um ano de dedicação está disponível o livro “40 anos da Embrapa Gado de Corte em memória”, em versão digital. A obra encerra a agenda de comemorações dos 40 anos da Embrapa Gado de Corte, localizada em Campo Grande (MS). A publicação compila a história do Centro de Pesquisa em 172 páginas, escrita por 17 autores e editoria técnica de Antônio do Nascimento Rosa e Rodrigo Carvalho Alva. 

Os capítulos estão divididos em fundação, conquistas da pesquisa, balanço dos 40 anos, desafios da pesquisa agropecuária e uma homenagem aos dirigentes, pesquisadores, consultores, técnicos, analistas e assistentes que atuam ou atuaram na Empresa. Para os responsáveis concluir o projeto é um marco. “Como editor e apaixonado por biografias, poder ajudar esta 'autobiografia autorizada' a ser contada para muitos é motivo de orgulho”, afirma Rodrigo Alva. Já para o melhorista Antonio Rosa, a motivação tem um sabor a mais, pois 2017 é o ano em que o pesquisador completa 40 anos de Empresa.

Alva e Rosa afirmam que o livro é um registro histórico, uma memória das quatro décadas. Inovações tecnológicas, como o feno-em-pé, os capins mombaçamassai, marandu e os híbridos BRS Quênia e RB331 BRS Ipyporã (lançamentos 2017) tiveram suas histórias contadas. Assim como o extenso estudo em recuperação e manejo de pastagens, o Programa de Boas Práticas Agropecuárias (BPA) – bovinos de corte, os experimentos em eficiência alimentar e a produção de novilho precoce, com carne de qualidade. 

Os trabalhos em sistemas integrados de produção e o Programa Carne Carbono Neutro (CCN) estão igualmente detalhados. Além das atividades em pecuária de precisão, com estudos em manejo animal, nutrição, reprodução e sanidade. Nessa última área, há relatos sobre o controle biológico conseguido pela introdução do besouro africano Digitonthophagus gazela, a vacina botulínica Botulin-C-D, dentre outros. Há espaço ainda para as pesquisas pioneiras em melhoramento genético animal, iniciadas em 78, com linhas voltadas para o cruzamento entre raças e a seleção em raças puras. 

“Obviamente não está tudo registrado, mas os principais acontecimentos destes 40 anos aí estão”, resumem. Para reunir tanta informação eles contaram com os pesquisadores Cacilda Borges do Valle, Claudio Madruga, Cleber Soares, Denise Montagner, Ezequiel do Valle, Fernando Paim, Flábio Ribeiro Araújo, Gilberto Romeiro Menezes, Guilherme Malafaia, Liana Jank, Luiz Otávio Campos da Silva, Manuel Claudio Macedo, Roberto Torres Jr., Roberto Giolo, Sérgio Raposo e Valéria Pacheco Euclides. A homenagem aos funcionários teve a colaboração de Ecila Zampieri Lima, Wilson Fernandes da Silva e Wilson Werner Koller.

Aniversário – Fundada em 1977 pelo então ministro da Agricultura Alysson Paulinelli, a Embrapa Gado de Corte possui, atualmente, 232 empregados ocupando uma área de 3.081 hectares na Fazenda da Sede e 1.612 hectares na Modelo. 

Ao longo do ano, outras atividades marcaram os 40 anos da Unidade, como as inaugurações do complexo de laboratórios de biossegurança nível 2, 3 e 3Ag e da casa de vegetação de melhoramento genético molecular vegetal; a sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul em abril; os lançamentos de tecnologias – BRS Quênia, RB331 BRS Ipyporã, App Pasto Certo e Custobov, em março na Dinâmica Agropecuária (Dinapec); e diversas ações para o público interno, entre elas, um concurso fotográfico com posterior exposição para os todos os colaboradores. 
 

 

dalizia montenario de aguiar (MTb 28/03/14/MS) 
Embrapa Gado de Corte 
 
Telefone: +55 67 3368-2144

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade