Tecnologia e Manejo

24/06

Metodologia de análise crítica de dados estatísticos históricos sobre produção agropecuária

Metodologia de análise crítica de dados estatísticos históricos sobre produção agropecuária

 

Recém publicado, o trabalho Metodologia de análise crítica de dados estatísticos históricos sobre produção agropecuária trata de um tema muito importante na área de geoprocessamento: a qualidade de séries históricas de dados de produção agropecuária. 

É cada vez mais frequente o uso de séries históricas de dados relacionados à agricultura, pecuária e silvicultura, inclusive em estudos de suporte à gestão territorial estratégica. Mas, são diversos os relatos acerca da dúvida quanto à precisão desses dados e, de acordo com os autores da publicação, a presença de dados incorretos pode acarretar na produção de informações, total ou parcialmente, equivocadas. 

Analisar a discrepância dos dados é possível e necessário, comenta o Analista de Geoprocessamento da Unidade e um dos autores da publicação, Rafael Mingoti. Isto pode ser feito por meio de técnicas estatísticas que avaliem a homogeneidade dos dados, em conjunto com a comparação destes com parâmetros específicos encontrados na literatura técnico-científica, complementa ele.

Com essa preocupação, o trabalho apresenta uma metodologia de análise crítica de dados históricos de produção agropecuária e estudos de caso para dados de laranja, trigo e leite bovino.

A publicação já está disponível para download e pode ser 
acessada aqui.

Daniela Maciel 
Embrapa Gestão Territorial 

daniela.maciel@embrapa.br 
Telefone: (19) 3211-6200 (Ramal: 6430)



Publicidade