Tecnologia e Manejo

13/09

Livro sobre o impacto da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é lançado em Brasília

Livro sobre o impacto da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica é lançado em Brasília

 

Na programação desta terça-feira (12), participantes do Congresso Brasileiro de Agroecologia 2017 presenciaram uma programação intensa e rica sobre o tema (leia mais aqui). No início da noite, uma série de publicações foram lançadas no auditório principal do Centro de Convenções Ulysses Guimarães, entre elas, o livro “A Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil: uma trajetória de luta pelo desenvolvimento rural sustentável”. 

Organizado pelos pesquisadores Regina Helena Rosa Sambuichi, Iracema Ferreira de Moura, Luciano Mansor de Mattos, Mário Lúcio de Ávila, Paulo Asafe Campos Spínola e Ana Paula Moreira da Silva, que são de diferentes instituições e órgãos de governo, o livro foi editado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e distribuído gratuitamente no local. 

Para Regina Sambuichi, o lançamento aconteceu em um evento extremamente representativo: “Este livro é fruto de um trabalho muito interessante de construção coletiva. Os textos e os dados foram reunidos a partir de anseios da sociedade civil. É o registro de um processo e mostra o quanto é importante escrever sobre isso, avaliar o que foi feito e, principalmente, o quanto precisamos lutar para que não se perca o que foi feito em relação à Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica no Brasil (Pnapo)”. Alguns dos 40 autores da obra, que tem mais de 460 páginas, também subiram ao palco e falaram da importância histórica do Congresso e do livro. 

Integrante da Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo), a Sead foi representada no evento. Marco Pavarino, coordenador-geral de Agroecologia e de Produção Sustentável da pasta, comentou que o livro apresenta-se como um elemento fundamental de referência para avaliar a Pnapo e também a evolução do Planapo – o Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica. “Uma instituição do porte do Ipea trazendo o registro do impacto desta política tem uma grande relevância para nós”, disse.  Leia mais sobre a participação da Sead no Congresso aqui e aqui

O evento é a realização simultânea do VI Congresso Latino-americano de Agroecologia, X Congresso Brasileiro de Agroecologia e V Seminário de Agroecologia do Distrito Federal e Entorno. Os eventos são promovidos pela Sociedade Científica Latino-americana de Agroecologia (SOCLA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia) e organizados em Brasília por uma comissão formada por representantes da Embrapa, Universidade de Brasília, Emater-DF, Secretarias de Estado do GDF (Seagri e Sedestmidh), IBRAM e ISPN. Conta com o apoio de vários ministérios, organizações e movimentos sociais. O evento é patrocinado por BNDES, Itaipu Binacional e Fundação Banco do Brasil. 


Tereza Rodrigues
Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário
Assessoria de Comunicação
Contatos: (61) 2020-0128 / 0127 e 
imprensa@mda.gov.br



Publicidade