Tecnologia e Manejo

12/09

Livro sintetiza o conhecimento sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos no Brasil

Livro sintetiza o conhecimento sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos no Brasil

 

A pesquisadora da Embrapa Solos (Rio de Janeiro, RJ), Rachel Bardy Prado, é a autora de três capítulos do recém-lançado I Diagnóstico Brasileiro de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (178 páginas), o primeiro esforço nacional em trazer o atual estado da arte sobre o tema no país. A elaboração do livro juntou um grupo independente formado por 85 autores, entre professores universitários e pesquisadores.

“Esta publicação foi elaborada ao longo de dois anos com base em conhecimentos científicos e aqueles produzidos por outras formas de conhecimento, como tradicionais, indígenas e quilombolas. A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos e seus parceiros entregam este documento, cujo sumário para tomadores de decisão destaca as principais mensagens-chave relevantes para diferentes públicos”, conta Rachel, que participou dos capítulos “Apresentando o diagnóstico brasileiro de biodiversidade e serviços ecossistêmicos”, “Contribuições da natureza para a qualidade de vida” e “Tendências e impactos dos vetores de degradação e restauração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos”.

O “Diagnóstico...” teve como ponto de partida o documento Diálogos1 que foi utilizado como instrumento de consulta e diálogo com diferentes atores que, em suas atividades, direta ou indiretamente afetam ou são afetados pela biodiversidade e pelos benefícios da natureza. Por ser um documento que avaliou e sintetizou o conhecimento disponível acerca da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos no Brasil, o diagnóstico é uma referência para o posicionamento da sociedade sobre conservação e uso sustentável. Ele contribui para a integração do conhecimento científico e de populações tradicionais com políticas públicas e práticas produtivas, ampliando a interface com tomadores de decisão, a iniciativa privada e as organizações da sociedade civil.

A Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos

Plataforma tem como missão a produção de sínteses do melhor conhecimento disponível pela ciência acadêmica e pelos saberes tradicionais sobre as temáticas da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos e suas relações com o bem-estar humano, com foco nos biomas continentais do Brasil (Amazônia, Mata Atlântica, Caatinga, Cerrado, Pantanal, Pampa) e no costeiro-marinho. Para tanto, promove reuniões setoriais de trabalho com grupos de interesses variados – como representantes do governo federal, organizações não governamentais, empresas, acadêmicos, etnias indígenas e jornalistas – buscando compartilhar os principais resultados, debater e ouvir críticas e sugestões.

 

 

Carlos Dias (20.395 MTb RJ)
Embrapa Solos

Contatos para a imprensa

Telefone: (21) 2179-4578

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade