Tecnologia e Manejo

16/06

Livro Reúne as Maiores Autoridades Mundiais em Física do Solo

Livro Reúne as Maiores Autoridades Mundiais em Física do Solo

 

Aplicação da Física do Solo em Análises Ambientais - Medição, Modelagem e Integração de Dados é o nome do livro lançado em parceria pela Embrapa, Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). A obra, em inglês, editada pela Springer, junta, em 20 capítulos, grandes cientistas da área.

Os autores trazem estudos sobre a efetividade de novos sensores de campo e laboratório e técnicas modernas de modelagem e análises de dados de parâmetros físicos do solo numa abordagem ambiental. Os tópicos do livro foram divididos em cinco seções.

"Procuramos fazer um livro que contivesse um encadeamento, atraísse o leitor. Não quisemos fazer algo num estilo anais de congresso, quando apenas se juntam artigos diferentes", diz um dos editores o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) Wenceslau Teixeira. Os outros editores do volume são o também pesquisador da Embrapa Solos Guilherme Donnagema, e os cientistas Marcos Ceddia (UFRRJ) e Marta Ottoni (CPRM).

A ideia para criar o livro surgiu em 2013 quando a Embrapa Solos sediou o 2o Encontro Brasileiro de Física do Solo. "Convidamos os presentes a contribuir com a obra", lembra Teixeira.

Aplicação da Física... que tem 507 páginas, pode ser adquirido em
http://www.springer.com/life+sciences/agriculture/book/978-3-319-06012-5 ao preço de 155 euros. Haverá um lançamento da publicação em breve, provavelmente no Rio de Janeiro.

Também colaboraram com a publicação do livro a Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos) e a Embrapa Semiárido (Petrolina-PE).


Carlos Dias (20.395 MTb RJ) 
Embrapa Solos 

carlos.diniz-dias@embrapa.br 
Telefone: (21) 2179-4578



Publicidade