Tecnologia e Manejo

21/08

Livro descreve a ocorrência e o aproveitamento de 60 espécies arbóreas brasileiras

Livro descreve a ocorrência e o aproveitamento de 60 espécies arbóreas brasileiras

 

Açoita-cavalo, caujujão, cuvitinga, voadeira, marizeiro e muquém estão entre as 60 espécies descritas em mais um volume da coleção Espécies arbóreas brasileiras, que será lançada na Bienal Internacional do Livro de São Paulo como resultado da parceria editorial entre a Embrapa Florestas (Colombo/PR) e a Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF).

Quinta de uma série que merece destaque entre as mais procuradas pelo público -, em especial pesquisadores, professores e estudantes de graduação e pós-graduação -, a obra reúne o conhecimento de mais de 40 anos de trabalho do pesquisador Paulo Ernani Ramalho Carvalho. São mais de 600 páginas com informações relacionadas à ecologia, silvicultura, aproveitamento alimentar, madeireiro, ecológico e medicinal das espécies, acompanhadas por dezenas de fotos e mapas com localização de ocorrência natural em todos os biomas e Unidades da Federação.

O conteúdo foi todo organizado a partir de referências bibliográficas, trabalhos técnico-científicos e consultas feitas a profissionais e técnicos de variados níveis de instrução, além da experiência e das observações do próprio autor em suas viagens pelo País. A produção do material fotográfico da publicação contou com a colaboração do jornalista Francisco Martins, da Embrapa Informação Tecnológica, responsável também pelo trabalho de copidescagem, revisão de texto e tratamento editorial.

Biodiversidade – A iniciativa de produzir uma coleção sobre o assunto partiu do livro Espécies florestais brasileiras, do mesmo pesquisador, lançado em 1994. Esgotada em poucos meses, a publicação chamou a atenção sobre a necessidade de se editar outros volumes com conteúdo semelhante, ainda mais se considerando a riqueza da diversidade no Brasil, estimada em cerca de 7.800 espécies nos seis biomas continentais, onde se localiza esse tipo de vegetação.

Os quatro primeiros volumes da coleção Espécies arbóreas brasileiras foram lançados respectivamente em 2003, 2006, 2008 e 2010, nos quais 340 importantes espécies já foram descritas. Segundo levantamento da Livraria Embrapa que reforça o interesse do público pela coleção, no período de janeiro de 2013 até 15 de agosto de 2014, foram vendidos 1.546 exemplares de publicações dessa coleção.

Lançamento na Bienal do Livro de São Paulo

O lançamento oficial da obra Espécies arbóreas brasileiras – volume 5 será no dia 30/08, às 15h, na 23ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no estande da Livraria Embrapa (Rua C, estande 451), com a presença do autor, Paulo Ernani Ramalho Carvalho, da Embrapa Florestas (Curitiba/PR). A Bienal acontece no período de 22 a 31 de agosto, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, situado na Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Bairro Santana/SP.
 O livro está disponível para a venda na Livraria Embrapa (www.embrapa.br/livraria), por R$ 160,00, e na Bienal, por R$ 110,00, preço promocional com 30% de desconto.

 

Kátia Marsicano (MTb 03645/DF) 
Embrapa Informação Tecnológica 
 
Telefone: (61) 3448 4590



Publicidade