Tecnologia e Manejo

18/07

Embrapa lança livro digital gratuito para a indústria do pescado

Embrapa lança livro digital gratuito para a indústria do pescado

 

Está disponível para ser baixado gratuitamente o livro Manual técnico de manipulação e conservação de pescado (em https://bit.ly/2xV2dV3). Resultado da cooperação técnico-científica entre a Embrapa Agroindústria de Alimentos, a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ) e o Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM), o Manual aborda aspectos teóricos e práticos relacionados especialmente à despesca, processamento, armazenamento e distribuição do pescado. Tem como objetivo contribuir para a qualidade e a segurança, para o consumidor, dos produtos provenientes da pesca e aquicultura.

De acordo com o Resumo, “No Brasil, em geral, e na Região Sudeste, em particular, o fortalecimento tecnológico do elo agroindustrial da cadeia do pescado é um imperativo para a garantia da qualidade e segurança dos produtos do setor de pesca e aquicultura. Tanto na literatura técnico-científica quanto na vida real, observa-se que a alta perecibilidade desses produtos gera sérios problemas para os atores envolvidos na cadeia. A iniciativa de elaborar e publicar o manual surgiu no início do projeto “Fortalecimento tecnológico do elo agroindustrial da cadeia do pescado na Região Sudeste do Brasil por meio da socialização de conhecimentos, tecnologias e práticas”, em novembro de 2014, com a constatação do alto nível de perdas anuais, equivalentes a cerca de 30% da produção total de pescado no país. O Manual aborda temas com potencial de contribuir não apenas para a garantia da qualidade e segurança dos produtos da cadeia do pescado, mas também para a redução das perdas na mesma. Ele foi configurado para servir como fonte de consulta para a capacitação de técnicos e extensionistas, bem como pescadores e produtores, no que diz respeito à prática de despesca e obtenção de derivados do pescado. A multiplicidade e diversidade das soluções tecnológicas disponibilizadas por este manual são evidentes. Elas traduzem o esforço criativo dos autores no sentido de assimilar e explorar os diferentes aspectos da cadeia do pescado no Brasil”.

Além dos Editores Técnicos André Yves Cribb (Engenheiro-agrônomo, D.Sc. em Engenharia de Produção, pesquisador da Embrapa Agroindústria de Alimentos), José Seixas Filho (Biólogo, D.Sc. em Zootecnia, docente do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM) e Silvia Pereira Mello (Zootecnista, D.Sc. em Medicina Veterinária, pesquisadora da FIPERJ) são coautores Carlos Eduardo Ribeiro Coutinho (Médico veterinário, M.Sc. em Medicina Veterinária Preventiva, extensionista da FIPERJ); Flávia Aline Andrade Calixto (Médica veterinária, D.Sc. em Medicina Veterinária, pesquisadora da FIPERJ); André Medeiros de Souza (Médico veterinário, D.Sc. em Medicina Veterinária, extensionista da FIPERJ); Eliana Marques de Mesquita (Médica veterinária, D.Sc. em Ciências Biológicas, professora titular da Universidade Federal Fluminense).

        Recomende o livro aos possíveis interessados.

 

João Eugênio Diaz Rocha (MTb 19276 RJ) 
Embrapa Agroindústria de Alimentos 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: 21 36229600

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade