Tecnologia e Manejo

21/12

Embrapa lança 4ª edição do Manual de Editoração

Embrapa lança 4ª edição do Manual de Editoração

 

Uma nova edição do Manual de Editoração da Embrapa já está disponível na página da Embrapa Informação Tecnológica para consulta dos empregados e público em geral interessados nas orientações relacionadas à edição e à publicação de obras produzidas com a marca Embrapa. Nesta versão, desenvolvida na plataforma Liferay, as consultas podem ser feitas de maneira rápida e descomplicada, a partir de dispositivos móveis, como tablets e celulares.

Outras novidades desta 4ª edição são as orientações sobre produção de e-books, formato e-Pub, e  o lançamento da Série Eventos Técnicos e Científicos, que objetiva divulgar resultados de atividades de pesquisa e desenvolvimento, relatos de experiência e estudos de caso, apresentados em eventos técnicos e científicos organizados pela Embrapa, como congressos, simpósios, seminários, workshops, reuniões, conferências e ciclos de palestras, encontros de iniciação científica, semana acadêmica e talento estudantil. 

Em outro capítulo, o manual traz ainda a apresentação dos novos projetos gráficos das séries Embrapa: Boletim de Pesquisa e DesenvolvimentoDocumentosCircular Técnica e Comunicado Técnico

O Manual de Editoração foi editado pela primeira vez em 2001, em versão impressa, como instrumento normativo no âmbito da Política de Comunicação da Embrapa. No documento, procurou-se caracterizar a linha dos produtos editoriais da Empresa e organizar de forma clara e objetiva conceitos e descrição de fluxo editorial, bem como instruções para uso da norma culta da língua portuguesa e de normas bibliográficas. Em 2006, já em versão on-line, o manual foi revisado e atualizado pela primeira vez, quando apresentou as novidades da editoração técnico-científica. Três anos depois, outra atualização eletrônica trouxe como destaque a nova grafia da língua portuguesa, estabelecida pelo Acordo Ortográfico em vigor no Brasil desde janeiro de 2009 e cujo uso passou a ser obrigatório em 2013.       

Essa nova edição do Manual de Editoração da Embrapa tem como principais vantagens a navegação dentro do próprio manual; o acesso a sites externos, a documentos e às páginas da publicação, por meio de links; e a fácil impressão das páginas.

Além disso, segundo a editora Juliana Meireles Fortaleza, da Embrapa Informação Tecnológica, as abas Padronização e Estilo e Normas Gramaticais e Ortográficas estão bem detalhadas e com conteúdos ampliados, assim como a aba Sites Interessantes Literatura Recomendada, que lista 156 obras como fonte para os usuários conhecerem mais sobre revisão de texto, normalização bibliográfica, editoração, normas gramaticais e ortográficas, plágio, entre outros assuntos.

Algumas funcionalidades da ferramenta ainda estão em construção, entre elas o recurso de busca, uma demanda antiga dos usuários do Manual de Editoração e que vai tornar mais ágil a localização de termos ou expressões dentro do próprio manual.

Acesse aqui e conheça o novo Manual de Editoração.

 

Maria Luiza Costa Brochado (DRT 763/DF) 
Embrapa Informação Tecnológica 
 
Telefone: (61) 3448 2479

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade