Tecnologia e Manejo

09/08

E-book Brasil, a Pátria do Agro® retrata meio século da agricultura

E-book Brasil, a Pátria do Agro® retrata meio século da agricultura

 

As principais mudanças ocorrida no meio século compreendido entre os anos de 1967 e 2017 podem ser encontradas no e-book Brasil, a Pátria do Agro® . Inicialmente, a publicação está disponível somente  no site da Fundação de Estudos Agrários Luis de Queiroz (Fealq) no endereço http://fealq.org.br/produto/brasil-a-patria-do-agro/   e da empresa Conplant.

 

São 112 páginas largamente ilustradas com fotos e gráficos, que mostram a mudança  no campo no período, que saiu de um cenário onde o trabalho era basicamente manual e voltado ao mercado interno para uma atividade altamente tecnológica e inovadora, nos mais diversos setores (grãos, pecuária, fruticultura, floricultura, horticultura etc). O homem do campo de Jeca Tatu, das figuras de Monteiro Lobato, se transformou no homem que alimenta as cidades, num mundo cada vez mais urbanizado e conectado.

 

Organizado pela jornalista Marlene Simarelli (ArtCom A.C.), e-book Brasil, a Pátria do Agro® é uma versão reduzida do livro impresso “50 anos: Da agricultura tradicional ao agronegócio Legado dos engenheiros agrônomos da Esalq/USP, 1967.” Segundo seus coordenadores, Amauri Dimarzio e Ondino Cleante Bataglia, o e-book é dirigido a estudantes, jovens profissionais e todos aqueles que queiram conhecer o Brasil agrícola a partir da visão de 200 profissionais que atuaram no período.

 

O lançamento do e-book ao público ocorreu no início de agosto na Esalq/USP durante a apresentação do plano de estado da Cátedra Luiz de Queiroz. O plano, elaborado pelos ex-ministros Roberto Rodrigues e Luis Carlos Guedes Pinto, propõe transformar o Brasil em campeão mundial da segurança alimentar e da paz. Segundo a proposta,  produção, distribuição e o acesso aos alimentos é um tema que deve unir de forma definitiva os ambientes rural e urbano.

 

Serviço:

 

E-book Brasil, a Pátria do Agro® .

112 páginas
Organização e edição: Marlene Simarelli
Autores: João Domingos Vieira, José Amauri Dimarzio, Moacir José Costa Pinto de Almeida, Marlene Simarelli e Ondino Cleante Bataglia
Dados Estatísticos: Equipe Carlos J.C. Bacha
ISBN: 978-85-7133-091-7



Publicidade