Tecnologia e Manejo

15/05

Minas Gerais divulga o primeiro valor de referência para o leite

Minas Gerais divulga o primeiro valor de referência para o leite

 

Depois de uma longa discussão que durou meses, Minas Gerais finalmente criou seu Conseleite – Conselho Paritário entre Produtores de Leite e Indústrias de Laticínios – em dezembro de 2018 e hoje divulga o primeiro valor de referência para o leite no estado. O lançamento será na sede da FAEMG, em BH.

 

O preço será atualizado mensalmente, e servirá de base para o mercado, facilitando as negociações entre produtores e indústrias e possibilitando maior planejamento. O objetivo é manter a transparência na formação de preços do mercado. A partir da análise de dados fornecidos por produtores e indústrias, um complexo sistema de cálculo aponta preços de referência a serem pagos ao produtor. O presidente da Comissão Estadual de Pecuária de Leite da FAEMG, Eduardo Pena, explica que esse valor servirá de base para o mercado, mas o preço real alcançado por produtor depende ainda de outros aspectos, como a distância e a qualidade da estrada de acesso à propriedade rural, o tipo de ordenha, sua fidelidade junto ao laticínio e outros adicionais.

 

Também será lançada a plataforma online do Conseleite, onde produtores poderão personalizar o cálculo, a partir de suas informações produtivas.

 

Entre os principais benefícios da existência do Conselho estão:

 

– Equilíbrio e transparência na formação de preços do mercado.

 

– Melhores condições de negociar entregas e planejar seus negócios.

 

Portal DBO 



Publicidade