Tecnologia e Manejo

21/03

Epagri: Sistema elevado mostra bons resultados na irrigação de parreirais

Epagri: Sistema elevado mostra bons resultados na irrigação de parreirais

 

A irrigação de lavouras, de pastagens e dos pomares pode ser determinante para uma boa safra, com alimentos de qualidade, de boa aparência e que cheguem valorizados ao mercado consumidor. Em Lages, fomos até uma propriedade que produz uvas conhecer um sistema de irrigação por gotejamento que está fazendo a diferença.

 

O casal de jovens produtores rurais, Alisson Correa e Carina Carraro, mostra com orgulho a área de quase 2 hectares onde cultivam uvas. As variedades são Isabel, Niágara e Rosé. E agora, há cerca de um ano, a satisfação em ver os parreirais é ainda maior. Isso porque eles concluíram o sistema elevado de irrigação por gotejamento. A tecnologia, mais comum em solo, resolve o problema da necessidade hídrica das plantas num período fundamental, que vai desde a quebra de dormência até a floração. “Foi no curso da Epagri que resolvi montar o sistema suspenso. Pela durabilidade e para facilitar o manejo de roçada e a adubação, o sistema elevado é muito melhor”, conta o produtor rural Alisson.

 

Poucos meses após a conclusão da estrutura de irrigação, o casal já precisou colocar o sistema em prática. Uma estiagem ameaçava o crescimento dos parreirais e o vigor das plantas. Consequentemente, poderia comprometer bastante a produtividade e a qualidade das uvas. Mas com a irrigação abrangendo toda a área, a estiagem não foi problema.

 

Assim como centenas de jovens catarinenses, esse casal também se formou no curso da Epagri em Liderança, Gestão e Empreendedorismo. Foi a oportunidade de apresentar o projeto, tirar todas as dúvidas e trocar ideias com outros produtores. “Conseguimos adquirir novas técnicas, novos conhecimentos, montamos o projeto de irrigação e melhorou muito, principalmente durante o período da brotação”, explica Carina, produtora rural.

 

Confira a reportagem completa em vídeo no canal da Epagri 



Publicidade