Tecnologia e Manejo

24/09

Pesquisador da Embrapa alerta sobre riscos do baixo consumo de frutas e hortaliças

Pesquisador da Embrapa alerta sobre riscos do baixo consumo de frutas e hortaliças

 

O baixo consumo de frutas, legumes e hortaliças está associado à 19% dos casos de câncer gastrointestinal, 31% das doenças isquêmicas do coração e 11% dos casos de derrame no mundo. Os dados, da Organização Mundial da Saúde, foram apresentados ontem durante a palestra proferida pelo pesquisador da Embrapa João Pratagil Pereira de Araújo, na abertura do seminário Frutas e Hortaliças Alimentação Saudável e Segura. O evento, paralelo à Frutal 2014, prossegue hoje, no Centro de Eventos do Ceará.

João Pratagil apresentou vários dados sobre a importância da ingestão de frutas, legumes e hortaliças. Conforme citou, 50% da população brasileira apresenta sobrepeso ou obesidade e a expectativa de vida diminui à medida que aumenta o Índice de Massa Corporal. O pesquisador mostrou, ainda, dados do livro "Barriga do Trigo" de William Davis, segundo o qual os alimentos derivados do cereal se converteriam rapidamente em glicose no sangue, aumentando o apetite e gerando um processo vicioso.

Outro dado lembrado por João Pratagil é a recomendação da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) do consumo de 400g a 500g de frutas, legumes e verduras para reduzir riscos de doenças coronarianas e hipertensão arterial.

O seminário Frutas e Hortaliças Alimentação Saudável e Segura prossegue hoje com discussões sobre a produção e pós-colheita de frutas e hortaliças, sistema de rastreabilidade, avaliação de riscos de agrotóxicos e bases para ampliação de uma política nacional para a alimentação saudável.

FRUTAL

A feira se realiza desde 1994 e recebe cerca de 38 mil visitantes por ano, que assistem ao evento para conhecer as últimas novidades do setor de frutas, flores e agroindústria. O evento atrai produtores, importadores e fornecedores de serviços para o setor, além de técnicos, entidades públicas, maquinárias e outros profissionais da cadeia produtiva. Além dos lançamentos do segmento, os participantes se atualizam durante as palestras e fóruns técnicos, intercambiam experiências e realizam negócios.

Vários pesquisadores da Embrapa ministrarão cursos e palestras na programação técnica da Frutal. Entre os temas abordados estarão Técnicas de produção e processamento de coco e aproveitamento integral do caju.

 

Verônica Freire (MTB 01225JP) 
Embrapa Agroindústria Tropical 
 
Telefone: (085) 3391.7116



Publicidade