Tecnologia e Manejo

05/04

Orientações para o plantio de coentro

Orientações para o plantio de coentro

 

coentro é uma cultura que se adapta a diversas condições climáticas, embora prefira climas quentes. Baixas temperaturas cessam ou retardam seu crescimento. Para germinação das sementes, a melhor faixa é de 20 °C a 30 °C, enquanto na fase de desenvolvimento vegetativo, vai bem entre 18 °C e 25 °C. De maneira geral, também aceita qualquer tipo de solo, desde que não seja encharcado. Os mais indicados são os férteis e com boa permeabilidade.

O coentro necessita de água durante todo o ciclo de produção, sobretudo no período do semeio até duas a três semanas após a emergência das plantas. Em geral, a irrigação por aspersão é a mais adequada. Aqui são plantadas sementes de dois tipos de cultivares. As tardias, que toleram o pendoamento precoce, apresentam ciclo de 50 a 80 dias e são plantadas nas regiões subtropicais ou com clima tropical de altitude, como as regiões Sul e Sudeste, respectivamente. As cultivares precoces, com 30 a 45 dias para produção, são plantadas em regiões mais quentes, principalmente no Norte e Nordeste. 

O plantio é feito em canteiros definitivos, com altura entre 30 e 50 centímetros e largura de 0,90 a 1,10 metro. Com as próprias mãos, distribua as sementes diretamente em pequenos sulcos no solo organizados em três fileiras. Recomenda-se, em média, 25 quilos de sementes para plantar um hectare. O espaçamento é de 0,2 metro entre linhas e 0,08 metro entre plantas. 

Em geral, não há necessidade muitos tratos culturais após o plantio, exceto a adubação de cobertura e o controle de plantas daninhas, que competem por luz e nutrientes. O coentro é uma cultura que não sofre muitos danos causados por insetos ou por doenças. Também é importante destacar que não existem produtos químicos registrados para a hortaliça no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

CONSULTOR: AILTON REIS, pesquisador da área de fitossanidade da Embrapa Hortaliças, Rodovia Brasília/Anápolis, BR 060, Km 09, Caixa Postal 218, CEP 70359-970, Brasília, DF, tel. (61) 3385-9110, www.embrapa.br/fale-conosco

Globo Rural 



Publicidade