Tecnologia e Manejo

15/05

Epagri pesquisa homeopatia no manejo de cebola em sistema orgânico

Epagri pesquisa homeopatia no manejo de cebola em sistema orgânico

 

A Estação Experimental da Epagri de Ituporanga faz pesquisa com produção orgânica de cebola, em parceria com agricultores da região. O sistema é baseado no uso de cultivares da Epagri, composto no canteiro, sistema de plantio direto na palha na lavoura com adubo verde de inverno em coquetel (centeio ou aveia associados a nabo forrageiro), adubação complementar com estercos e fosfato natural.

 

A produtividade neste sistema é amplamente variável de acordo com o manejo adotado, de 10 toneladas por hectare até 29 ton/ha, principalmente de acordo com as condições de solo. “O preço obtido tem sido compensador para a cebola orgânica, desde que seja certificada, pois alcança de duas até cinco vezes o preço obtido no convencional”, informa o pesquisador da Epagri/EEItuporanga, Paulo Gonçalves.

 

A homeopatia tem sido proposta como sistema terapêutico na produção agropecuária no Brasil e recentemente foi incluída na legislação nacional para produtos orgânicos, permitindo o uso em criações de animais e plantas cultivadas.

 

Nas pesquisas realizadas em parceria entre as Estações Experimentais da Epagri de Ituporanga e de Lages alguns preparados homeopáticos apresentaram potencial para uso em sistemas ecológicos de produção de cebola. Os preparados homeopáticos de calcário de conchas, trigo mourisco, e sal de cozinha aumentaram a produtividade de cebola.

 

A presença de tripes (inseto que é a principal praga da cultura da cebola) sobre as plantas de cebola foi diminuída com aplicações de preparado homeopático de calcário de conchas, losna e sal de cozinha. O preparado homeopático de nitrato de cálcio reduziu a perdas das folhas de cebola pelo míldio (fungo causador de doenças na cebola).

 

Mais informações: Paulo Gonçalves/Epagri/Estação Experimental de Ituporanga, no telefone: (47-3533-1409), e-mail: pasg@epagri.sc.gov.br

endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. e/ou Pedro Boff/Epagri/Estação Experimental de Lages, no telefone: (49 – 3244-4400), e-mail: pboff@epagri.sc.gov.br



Publicidade