Tecnologia e Manejo

11/02

Embrapa disponibiliza cultivares de girassol para plantio da safrinha

Embrapa disponibiliza cultivares de girassol para plantio da safrinha

 

Está sendo iniciado neste mês de fevereiro em muitos estados do Brasil o plantio do girassol safrinha. Plantar no momento indicado é uma das formas de se otimizar a produção. Outra forma de evitar problemas é utilizar cultivares indicadas pela pesquisa. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) coloca à disposição dos produtores ainda neste mês duas cultivares de girassol: BRS 323 (hibrido simples) e BRS 324 (variedade). 

As cultivares foram obtidas a partir do programa de melhoramento de girassol, coordenado pela Embrapa Soja (Londrina, PR), em parceria com outras unidades da Embrapa, como a Embrapa Cerrados (Brasília, DF). De acordo com o pesquisador Renato Amabile, coordenador da região Centro-Oeste da rede nacional de ensaios de girassol, além dessas duas cultivares, há a previsão de lançamento em pouco tempo de outros híbridos de girassol. 

“Para garantir a expansão desta cultura de forma estável e competitiva, é imprescindível a disponibilidade de cultivares com características adequadas para atender aos diferentes sistemas de produção. Essa expansão está intimamente ligada ao melhoramento genético, uma vez que as condições edafoclimáticas no Brasil são diferentes das encontradas nos países que tem como tradição o girassol e, por consequência, os genótipos introduzidos precisam ser adaptados”, explicou Amabile.

A cultivar BRS 323 associa produtividade com precocidade, características que facilitam sua utilização nos diferentes sistemas produtivos das principais regiões agrícolas do país. Já a cultivar BRS 324, também precoce, é uma variedade de polinização aberta com alto teor de óleo nos grãos, agregando valor à produção. A previsão é de que as sementes dessas duas variedades estejam disponíveis na segunda quinzena de fevereiro. Para adquirir, os interessados devem entrar em contato com a Embrapa Produtos e Mercado, escritório de Dourados, pelo e-mail spm.edou@embrapa.br ou no (67) 34255165.

A cultura 

 

O girassol é considerado uma excelente opção de cultivo para rotação ou sucessão de culturas. Possui ampla adaptabilidade às condições edafoclimáticas do Brasil, com maior tolerância à seca, ao frio e ao calor do que a maioria das espécies normalmente cultivadas no País. As sementes de girassol podem ser utilizadas para extração de óleo de alta qualidade para o consumo humano ou como matéria-prima para produção de biodiesel. A torta ou farelo, obtidos a partir do processo de extração, possui alto valor proteico e são usados na produção de ração animal.

Acesse abaixo mais informações sobre essas duas cultivares:

BRS 323
BRS 324

Texto: Juliana Caldas – jornalista (4861/DF)
Embrapa Cerrados
Contatos: (61) 3388 9945, 
juliana.caldas@embrapa.br



Publicidade