Tecnologia e Manejo

21/02

Descubra quais variedades de uva plantar em seu vinhedo

Descubra quais variedades de uva plantar em seu vinhedo

 

A escolha das variedades e cultivares a serem plantadas depende de diversos fatores, principalmente em relação à finalidade desejada. Há uvas destinadas ao processamento (suco e vinho) e ao consumo in natura. Em cada grupo, existem as uvas americanas e híbridas – mais rústicas e adaptadas a quase todas as regiões do Brasil – e as uvas viníferas – mais sensíveis a doenças e ao clima. Antes de implantar definitivamente o vinhedo, recomenda-se ao produtor fazer um teste com algumas plantas de cada variedade, para observar a adaptação local.

Tratando-se de uvas de duplo propósito (consumo in natura e processamento), uma das variedades mais difundidas na região Centro-Oeste é a niágara rosada. Porém, independente da uva escolhida, o mais importante é a aquisição de mudas de qualidade compradas em viveiristas licenciados e idôneos, para garantir sanidade e longevidade do parreiral. A Embrapa tem em seu portfólio diversas cultivares.

Mais informações podem ser acessadas em https://www.embrapa.br/uva-e-vinho/cultivares-e-porta-enxertos, por meio do SAC Embrapa Uva e Vinho (https://www.embrapa.br/fale-conosco/sac/), ou pelo telefone: (54) 3455-8082.

CONSULTORES: ADRIANO MAZZAROLO E RODRIGO MONTEIRO, técnicos do setor de transferência de tecnologia da Embrapa Uva e Vinho, Rua do Livramento, 515, Caixa Postal 130, CEP 95700-000, Bento Gonçalves (RS), tel. (54) 3455-8083, adriano.mazzarolo@embrapa.br, rodrigo.monteiro@embrapa.br

 

Globo Rural 



Publicidade