Tecnologia e Manejo

25/04

Paraná: IAPAR lança cultivar de feijão

Paraná: IAPAR lança cultivar de feijão

 

O IAPAR lança nesta quinta-feira (26) a cultivar de feijão carioca IPR Sabiá, em dia de campo para técnicos e produtores no Polo de Pesquisas de Santa Tereza (Oeste do Estado), com início às 13 horas.

 

Indicada para cultivo também nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul, IPR Sabiá é uma das cultivares mais produtivas atualmente disponíveis no mercado – seu rendimento pode superar a marca de 4,5 toneladas por hectare, segundo a melhorista Vania Moda Cirino.

 

A nova cultivar tem ciclo médio – fica pronta para colheita em 87 dias – e ainda se destaca pelo bom desempenho frente às principais doenças que atingem lavouras de feijão e pelo porte ereto e a inserção alta das primeiras vagens, característica que proporciona mais eficiência na operação de colheita.

 

Já na perspectiva do consumidor, IPR Sabiá foi desenvolvida para cozimento rápido – cerca de 20 minutos, apenas –, caldo espesso e saboroso. No aspecto nutricional, são grãos com alto teor de proteína, ferro e zinco, conclui a pesquisadora.

 

DIA DE CAMPO – A programação prevê três unidades temáticas. Na primeira, a pesquisadora Vania Moda Cirino apresenta as cultivares de feijão indicadas para a região Oeste do Paraná. 

 

Completam o circuito os pesquisadores Ronaldo Rojo, que falará sobre rotação de culturas, e Luiz Antonio Zanão Júnior, com informações sobre adubação e nutrição de lavouras de feijão.

 

SERVIÇO

 

Dia de Campo e lançamento da cultivar de feijão carioca IPR Sabiá
Quando: 26 de abril, quinta-feira, a partir das 13 horas
Onde: Polo de Pesquisa do IAPAR em Santa Tereza do Oeste, km 188 da Rodovia BR 163 

 


Serviço de Imprensa do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR)
Edmilson Gonçales Liberal (MTb 4782/PR)
Tel: 43 3376-2465 / Correio eletrônico: 
imprensa@iapar.br  



Publicidade