Tecnologia e Manejo

28/02

Rio Grande do Sul: Governo do Estado lança aplicativo “Galope” para proprietários de equinos

Rio Grande do Sul: Governo do Estado lança aplicativo “Galope” para proprietários de equinos

 

Será lançado nesta quarta feira (28), às 16h, no Palácio Piratini, o aplicativo para celular “Galope” para proprietários de equídeos, mais uma inovação lançada pelo governo do Estado, através da secretaria da agricultura, pecuária e irrigação e que faz parte do Plano Agro + RS, que visa a simplificação de processos e procedimentos para dar celeridade as demandas do setor produtivo gaúcho.  O aplicativo “ Galope “ chega para proporcionar agilidade e segurança, aliado ao uso das novas tecnologias, ao proprietário de equídeos para a emissão do Documento de Movimentação de Equídeos Identificados – DMEI, a Guia de Trânsito Animal. A solução foi idealizada pela secretaria da agricultura, pecuária e irrigação, e construída pela Procergs.

 

“Esta é uma iniciativa inédita no Brasil, uma inovação para agilizar as movimentações de equídeos dentro do RS com a emissão de forma mais simples da GTA. Foi um grande esforço que viabilizamos esta ferramenta, junto com a equipe da Secretaria da Agricultura, Ministério da Agricultura e também a Procergs. Uma ação em que contamos com o apoio também de todas as entidades envolvidas com os equinos, entre elas Movimento Tradicionalista Gaúcho, Federação do laço e as associações de criadores de cavalo. Sem dúvida é um grande avanço em mais uma das ações desenvolvidas pelo Agro + RS, pois vai modernizar, diminuir a burocracia e facilitar ao usuário a emissão do documento para o trânsito de equinos. Buscamos a inovação como forma de tornar o cotidiano dos proprietários de animais mais simples e eficiente”, ressalta o secretário da agricultura, Ernani Polo.

 

Através do “Galope”, o produtor rural poderá registrar seu animal, informando os dados de cadastro, vacinas, exames e resenhas. Após a validação da documentação, o produtor poderá emitir os documentos de movimentação de trânsito facilmente.

 

É importante frisar que o modelo atual de emissão de GTAs permanecerá sendo utilizado, sendo o aplicativo “ Galope” mais uma ferramenta disponível aos proprietários de equídeos para a registrar suas movimentações com mais facilidade via celular.

 

O que : Lançamento do aplicativo “ Galope “ para identificação animal e registro das movimentações envolvendo equídeos.

 

Quando : Quarta feira (28) às 16h.

 

Onde: Salão Negrinho do Pastoreio do Palácio Piratini. 

 

Como fazer?

 

Para acessar o aplicativo é necessário estar cadastrado como produtor rural junto ao Departamento de Defesa Agropecuária - DDA e possuir senha de acesso como Produtor Online. Se você ainda não possui um cadastro e/ou senha de acesso ao Sistema de Defesa Agropecuária, compareça à Inspetoria de Defesa Agropecuária - IDA de sua região e solicite o cadastro. Caso você já possua cadastro junto ao DDA, é necessário preencher, assinar e entregar o Termo de Compromisso na IDA responsável pelo seu cadastro para uso de sua senha de forma correta.  (https://drive.google.com/file/d/1wpLo5VQy4yW30GNyjIPsX-1tJDX9eo0f/view?usp=sharing )

 

Para cadastro de novas propriedades/produtores rurais, compareça a um escritório de atendimento da SEAPI com os seguintes formulários preenchidos:

 

1. FORMULARIO DE CADASTRO DE PRODUTOR 

 

2. FORMULARIO DE CADASTRO DE PROPRIEDADE 

 

SEAPA 



Publicidade