Tecnologia e Manejo

19/08

Genômica Nutricional para equinos: A performance começa pela boca

Genômica Nutricional para equinos: A performance começa pela boca

 

Todos os nutrientes têm participação crucial para o bom funcionamento do organismo dos cavalos. A alimentação inadequada pode alterar de forma negativa as ações de alguns genes e comprometer o metabolismo do animal, tornando-o mais suscetível a doenças, ao estresse e ao baixo desempenho. Por este motivo, o ideal é ter uma dieta balanceada.

 

Para aprimorar o nível da qualidade alimentar, a ciência da nutrição revolucionou e criou a nutrigenômica ou genômica nutricional, que consiste em avaliar a interação dos alimentos x genoma. Ou seja, permite esclarecer melhor o mecanismo de ação das substâncias biologicamente ativas contidas nos alimentos e seus efeitos no genoma – informação hereditária de um organismo que está codificada no ácido desoxirribonucleico (DNA) - que carrega informações genéticas - e/ou em alguns vírus, no ácido ribonucleico (RNA) - responsável pela síntese de proteínas da célula.

 

Em outras palavras, a nutrigenômica veio para aumentar o potencial da alimentação animal e com ela é possível, sim, se antecipar a quaisquer ações ofensivas do organismo para prevenir doenças futuras. Ela tem o poder de identificar os genes que influenciam o risco de doenças metabólicas, em virtude de uma má alimentação e até minimiza o risco de doenças crônicas.

 

Mas como isto acontece? É realizado um mapeamento do genoma do equino, de acordo com o sexo, raça, padrão genético, espécie, etc, onde é identificada a ação direta ou indireta de cada nutriente nos códigos genéticos, que podem se manifestar em uma determinada fase da vida do animal, de uma forma positiva ou negativa.

 

Após constatar geneticamente todos os benefícios e malefícios de certos nutrientes no organismo do cavalo, é possível proporcionar o melhor desempenho e aperfeiçoar o desenvolvimento do rebanho, gerando lucratividade e segurança, com a definição de dietas “personalizadas”. Além de evitar perdas, é viável pré-estabelecer estratégias e fazer a manutenção da saúde do animal. O resultado é o sucesso nos negócios.

 

Com o objetivo de estimular todo o potencial genético dos equinos, a Guabi Nutrição e Saúde Animal remodela toda a linha Equitage e Guabitech e recebe o selo GEN – Genômica Nutricional Guabi – que identifica a aplicação de aditivos nutricionais diferenciados e consolida a aliança com a Alltech, uma das mais conceituadas empresas do setor. Confira abaixo algumas das alterações:

 

A adição de ômega 3-DHA em ambas as linhas é uma das inovações que causará impacto. Considerado como ácido graxo essencial, o ômega 3-DHA não é sintetizado pelo corpo dos equinos, portanto, é altamente recomendado que seja ingerido na dieta. Dentre os benefícios estão a melhora reprodutiva, proporcionando maior qualidade espermática e redução da inflamação uterina no pós-parto; melhor desenvolvimento fetal e neonatal (funções cognitivas e aprendizado); ação anti-inflamatória; melhor resposta imunológica; maior aporte energético e melhor saúde cardiovascular, resultando em desempenho esportivo superior.

 

Outras atualizações nas linhas para equinos:

 

A formulação da linha Proequi Melaçada recebe adição de aveia laminada, que gera maior energia digestível e o produto passa a integrar o grupo de rações peletizadas, além de melaçadas. O designda embalagem será mais sofisticado, com ráfia laminada. Já a linha Equitage Mix ganhará 1% de extrato etéreo, ficando com 7% deste total. Consequentemente resultará no aumento da energia digestível, enquadrando-se aos produtos de alta performance. Por este motivo, a embalagem será modificada para a cor preta. Nutrigenômica: o desempenho de seu animal começa pela boca!

 

Sobre a Guabi Nutrição e Saúde Animal

 

A Guabi Nutrição e Saúde Animal é uma empresa que há mais de 43 anos se dedica ao desenvolvimento e fabricação de produtos de alta qualidade, voltados para o bem-estar de todo o ciclo: animais, produtores, criadores e consumidor final. Investe na qualidade dos insumos e tecnologias de ponta que garantam o melhor resultado, e é hoje uma das maiores empresas de nutrição e saúde animal do país. Tem forte atuação em todos os estados brasileiros e exportações frequentes para mais de 30 países. Sua linha de produtos abrange rações completas, suplementos minerais, dietas, núcleos e premixes, para atender as diferentes necessidades nutricionais e fases de crescimento de: peixes e camarões, equinos, bovinos de corte e de leite, aves de corte e de postura, coelhos, caprinos, ovinos, entre outras espécies de animais de produção. Atualmente, a Guabi possuicinco unidades fabris distribuídas pelo Brasil, além de dois Centros de Distribuição localizados na região Nordeste e de seu Escritório Nacional, em Campinas/SP.

 

LN Comunicação

Lucia Nunes / Rebeca Sabatini



Publicidade