Tecnologia e Manejo

01/02

Ourofino Sa√ļde Animal: Como Controlar os parasitas externos

Ourofino Sa√ļde Animal: Como Controlar os parasitas externos

 

O verão chegou e as condições climáticas são as mais favoráveis para produção animal, porém, também é o melhor momento para a multiplicação dos ectoparasitos de bovinos nas pastagens. Os principais ectoparasitos de bovinos são as moscas dos chifres (Haematobia irritan), berne (Dermatobia hominis), bicheiras (Cochliomyia hominivorax) e principalmente os carrapatos (Rhipicephalus [Boophilus] microplus) (LEITE et al., 2010).

 

Esses parasitos têm características biológicas diferentes, porém a sobrevivência deles no ambiente depende de características ambientais semelhantes, e nessa época do ano, o calor e a umidade elevada favorecem o desenvolvimento, multiplicação e perpetuação das espécies dos ectoparasitos (MARTINS et al., 2005).

 

Contudo, não é porque nesse período do ano os ectoparasitos estão mais presentes que não se pode produzir os animais. Pelo contrário, nesse período do ano é que as pastagens estão em melhores condições nutricionais e o dever do produtor é extrair o máximo do potencial produtivo. Diante desse cenário se forma um paradoxo: como produzir mais em um ambiente cujo desafio parasitário é maior?

 

A resposta para essa pergunta é realizar um controle estratégico, integrado, capaz de controlar todos os diferentes ectoparasitos que possam interferir na produtividade do rebanho (LEITE et al., 2010). Apesar de ser uma solução de resposta simples, torná-la simples é complexo, pois é necessário ter um bom conhecimento técnico, parasitário e ambiental, além da escolha do medicamento que será utilizado.

 

Para o controle parasitário o Fluatac Duo e o Superhion são duas ferramentas que devem estar presentes num programa de controle de ectoparasitos. O Fluatac Duo (3% Fluzuron + 0,5% Abamectina) é uma formulação capaz de controlar os carrapatos, moscas e ainda apresenta a vantagem adicional de eliminar a carga de vermes, livrando os animais do estresse causado pelos parasitos. O Superhion (3% fluazuron + 1% fipronil) é a formulação mais completa para controle de parasitos externos, a associação dos princípios ativos de excelência para controle deparasitos externos.

 

O protocolo para controle de ectoparasitos pode ser realizado de duas formas:

 

 

 

Os principais benefícios do controle de ectoparasitos são: redução de estresse do animais, redução das infestações ambientais e melhora nos índices de produtividade.

 

Por Marcel Onizuka, especialista técnico em Saúde Animal na Ourofino Saúde Animal

 



Publicidade