Tecnologia e Manejo

20/09

Experimento avalia forno mecânico para fabricação de farinha de mandioca

Experimento avalia forno mecânico para fabricação de farinha de mandioca

 

Uma das etapas mais difíceis da fabricação de farinha de mandioca é a tostagem, devido à alta temperatura do forno e ao esforço físico empregado.  Com o objetivo de facilitar o trabalho dos produtores rurais, a Embrapa e a Secretaria de Estado de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) instalaram dois fornos mecânicos em propriedades da região do Juruá.

Um deles foi instalado na casa de farinha do agricultor Rosenir de Queiroz Pinheiro, que ficou animado com a praticidade do forno. "Com esse equipamento, a gente coloca a massa para torrar e deixa lá, pode até ir tomar um café e bater papo com o resto do pessoal", disse.

Em agosto, a pesquisadora da Embrapa, Joana Leite, a chefe da cadeia produtiva da mandioca da Seaprof, Palmira Oliveira, e o bolsista e estudante de Agronomia, Raimundo Fontinelle, coletaram amostras de farinha tostadas com os novos fornos. Agora, estão sendo realizados testes com esse material no Laboratório de Tecnologia de Alimentos da Embrapa Acre. "As análises vão verificar a qualidade e uniformidade da farinha de mandioca produzida com esse equipamento. Depois vamos comparar os resultados com a farinha produzida sem o forno mecânico", afirma Joana.

Segundo Palmira, essa é uma demanda antiga dos produtores rurais. "A ideia é manter a qualidade do alimento com a possibilidade de produzir mais em menos tempo, de forma que os agricultores não se cansem tanto", diz.

Essa atividade faz parte do projeto "Farinha de Cruzeiro do Sul: fortalecimento da agricultura familiar e Indicação Geográfica do Território da Cidadania do Vale do Juruá", executado em parceria com o Serviço Nacional de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae/AC) e com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio da Superintendência de Agricultura do Acre. 

 

Priscila Viudes (DRT-030/MS) 
Embrapa Acre 
 
Telefone: (068) 3212-3250



Publicidade