Tecnologia e Manejo

10/11

Caprinocultura de leite brasileira tem primeiro sumário de avaliação genética publicado no país

Caprinocultura de leite brasileira tem primeiro sumário de avaliação genética publicado no país

 

A caprinocultura de leite brasileira terá seu primeiro sumário de avaliação genética de uma raça publicado no país. Nesta segunda-feira (10), será lançado, no Parque de Exposição Bolívar de Andrade (Parque da Gameleira), em Belo Horizonte (MG), às 8 horas, o Sumário de Avaliação Genética do Programa Capragene, ano 2014, Raça Saanen. O evento faz parte da programação do aniversário de 10 anos da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Caprileite/Accomig), parceira da Embrapa na produção da obra.

O Sumário consolida um trabalho do 
Programa de Melhoramento Genético de Caprinos Leiteiros (Capragene), desenvolvido para superar um dos principais problemas de acesso ao mercado na caprinocultura leiteira: a carência de dados relativos à genética para produção de leite para comercialização de animais (reprodutores e matrizes). Com dados sobre rebanhos da raça Saanen – uma das mais utilizadas para produção leiteira no Brasil -  em Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, a publicação destaca informações de mérito genético dos animais, obtidas quando os fatores genéticos para produção de leite são separados de outros componentes não genéticos que também podem influenciar o desempenho dos animais para a produção leiteira.
 
Segundo o pesquisador Olivardo Facó, da Embrapa Caprinos e Ovinos (Sobral-CE), um dos autores do Sumário, a finalidade principal da publicação é tornar pública essa estimativa de mérito genético. "Ainda hoje, quando vai adquirir um animal ou sêmen, o criador de caprinos leiteiros dispõe de poucas informações para a tomada de decisão. Além de poucas, as informações são geralmente subjetivas. Com a publicação do sumário, o Capragene está disponibilizando para a sociedade, notadamente os criadores de caprinos para produção de leite, informações objetivas e com grau de confiabilidade conhecida sobre a capacidade que cada animal (bode ou cabra) avaliado tem em transmitir para suas progênies (filhos) os genes e/ou combinações genéticas favoráveis à produção de leite", explica Facó, ressaltando que estes índices são um ponto fundamental para orientar os criadores no processo de seleção e melhoramento genéticos de seus rebanhos.

Na opinião de Facó, o Sumário também pode ter impacto positivo na valorização dos animais e dos rebanhos participantes do Capragene, bem como na ampliação do mercado de reprodutores, matrizes, sêmen e embriões. Desde 2009, todos os produtores participantes do programa já recebem informações de avaliação genética de seus animais. A partir de 2013, o o Capragene também passou a disponibilizar o serviço de orientação do processo de seleção e acasalamentos.

Capragene

O Capragene existe desde 2005 e é desenvolvido pela parceria entre Embrapa, Accomig, Associação Brasileira dos Criadores de Caprinos (ABCC) e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
A partir da articulação entre as instituições participantes nas ações do Capragene, a região Sudeste conta hoje com um controle leiteiro oficial, com mais de 50 mil controles individuais de animais das raças Saanen, Alpina e Anglo Nubiana. Este banco de dados, além de fundamental para o Capragene também subsidia informações sobre qualidade do leite caprino no país. O Capragene também tem estimulado ações de inseminação artificial e valorização dos animais e da comercialização locais.

O produtor de caprinos leiteiros interessado em participar do programa deve: atender às normas do teste de progênie e do controle leiteiro oficial; disponibilizar pelo menos 30 matrizes e realizar inseminação artificial destas matrizes com sêmen dos bodes em teste de progênie; manter no rebanho as filhas dos bodes em teste até que estas encerrem a primeira lactação; disponibilizar os dados reprodutivos e produtivos de todo o rebanho para o controlador; receber o controlador em dia não avisado; disponibilizar estadia e alimentação para o controlador nos dias de visita; formalizar termo de cooperação técnica com a Embrapa e com a Caprileite/ACCOMIG.

 

 

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269 JP) 
Embrapa Caprinos e Ovinos 
 
Telefone: (88) 3112.7413



Publicidade