Tecnologia e Manejo

10/03

Norma de Caracterização Química de Bagaço de Cana-de-açúcar

Norma de Caracterização Química de Bagaço de Cana-de-açúcar

 

O IPBEN - Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Unesp, em apoio à ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas, junto com outras seis instituições, participou da elaboração da Norma de caracterização química de bagaço de cana-de-açúcar. O IPBEN tem uma linha de pesquisa dedicada a conversão e caracterização de biomassa. Nesta área atua o Pesquisador Michel Brienzo, o qual participou da elaboração da Norma (ABNT NBR 16550:2016).

 

Na caracterização de biomassa estão incluídos estudos de composição química e propriedades físico-químicas da biomassa. Tais fatores, são diretamente responsáveis pela recalcitrância, resistência na conversão da biomassa em biocombustíveis e produtos de alto valor agregado. A composição química da biomassa é um dos fatores chaves para determinar o potencial da biomassa na conversão e avaliar efeitos do processo sobre o material.

 

Devido à importância da padronização da metodologia de caracterização química, pesquisadores de diversas instituições como INMETRO, CTC, CTBE-CNPEM, EMBRAPA AGROENERGIA, IPEN, PETROBRAS e UNESP, representada pelo IPBEN, trabalharam em conjunto com a ABNT. A elaboração da Norma padronizada tem como objetivo trazer confiabilidade ao método de caracterização química do bagaço de cana-de-açúcar, permitindo também comparações de resultados.

 

Deste modo, a normalização da metodologia atende a necessidade de diversos laboratórios de pesquisa que trabalham com essa biomassa, e o setor sucroalcooleiro. A definição das especificações técnicas da Norma de caracterização química do bagaço de cana-de-açúcar levou em consideração as diferentes metodologias disponíveis na literatura, compilando os critérios mais relevantes e os unificando em uma metodologia padronizada.   

 

A Norma ABNT NBR 16550:2016 está disponível no site www.abnt.org.br. Baseado na norma elaborada, o IPBEN lançará prestação de serviços em caracterização química de bagaço de cana-de-açúcar.

 

Informações


Michel Brienzo


Instituto de Pesquisa em Bioenergia- IPBEN


Universidade Estadual Paulista- Unesp


Fone: (19) 3531-8407


mbrienzo@ipben.unesp.br e michelbrienzo@yahoo.com.br 
 

www.ipben.unesp.br

 

UNESP 



Publicidade