Tecnologia e Manejo

18/01

PMGZ Leite terá novas ações para incentivar o controle leiteiro nas propriedades

PMGZ Leite terá novas ações para incentivar o controle leiteiro nas propriedades

 

O Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) Leite terá novas ações para incentivar o controle leiteiro nas propriedades, conforme decisão do Conselho do PMGZ Leite, durante reunião ocorrida no final de 2016. Se o criador fizer o controle leiteiro oficial da novilha em seu primeiro parto, terá direito a ter todas as lactações seguintes do animal controladas oficialmente sem cobrança do Relatório Individual de Lactação (RIL).

 

O objetivo é que todas as novilhas sejam submetidas ao controle leiteiro para melhorar a confiabilidade da avaliação genética das raças zebuínas leiteiras. “Com essa atitude, o criador possa realizar, sem custo, todos os controles leiteiros subsequentes daquele animal, melhorando a eficiência da seleção e aumentando o número de dados para avaliação, contribuindo para a evolução genética das raças zebuínas.”, diz o diretor da ABCZ Eduardo Falcão.

 

A Comissão do PMGZ Leite tem como membros Carlos Fernando Fontenelle Dumas, Carlos Henrique Cavallari Machado, Guilherme Marquez de Rezende, Marcos Vinícius Barbosa da Silva. As pesquisadoras Lenira El Faro e Lúcia Galvão são as consultoras do programa.

 

A entidade estuda, ainda, a possibilidade de tornar o controle leiteiro bimensal e não mensal, como é atualmente, além de melhorar a coleta de dados de medidas lineares das matrizes participantes, buscando padronizar a metodologia de avaliação visual e aprimorar a obtenção dos dados de medidas lineares.

 

Para incrementar a divulgação e a área comercial do programa, a ABCZ pretende produzir uma cartilha sobre a importância do controle leiteiro e o potencial das raças zebuínas leiteiras, além de promover um maior número de parcerias com empresas comerciais. A última ação definida para 2017 tem foco internacional: a ABCZ planeja desenvolver esforços para ampliar o programa para outros países. 

 

ABCZ 



Publicidade