Tecnologia e Manejo

10/01

"Drench - o que é e qual a importância da utilização desta solução imediatamente após o parto?"

"Drench - o que é e qual a importância da utilização desta solução imediatamente após o parto?"

 

Recomenda-se no pós-parto imediato a administração oral de soluções de nutrientes, conhecidas pelo nome em inglês "drench". A prática é usada antecipadamente às doenças metabólicas frequentes no periparto e como forma de repor os nutrientes gastos durante o parto, fornecendo, principalmente, energia.

 

Como preparar o Drench?

 

Em 20 a 25 litros de água morna, acrescentar:
• 160 gramas de Cloreto de Sódio (NaCl)
• 20 gramas de Cloreto de Potássio (KCl)
• 10 gramas de Cloreto de Cálcio (CaCl)
• 250 ml de Propilenoglicol

 

É importante se preocupar com a temperatura da água para não causar problemas à microbiota ruminal, bem como com a quantidade de componentes a serem diluídos, uma vez que em menor quantidade não vão realizar o efeito desejado e em excesso podem causar intoxicações capazes de piorar a condição pós-parto do animal.

 

Funções dos componentes do Drench:

 

• Água morna para diluir os componentes, mas principalmente hidratar o animal que acabou de perder abruptamente aproximadamente 55 litros de fluidos e eletrólitos uterinos.

• Fontes de cálcio como o propionato ou cloreto de cálcio, que ajudam a repor este nutriente e a evitar hipocalcemia pós-parto. 

• Fontes de glicose, como o próprio propionato de cálcio, o propilenoglicol ou glicerol, que vão fornecer parte da energia perdida durante o parto. 
Além disso, podem ser acrescidas substâncias como o cloreto de potássio, fontes fósforo e magnésio, bicarbonato de sódio e leveduras, o que deve ser determinado pelo histórico da propriedade.

 

Quando utilizar?

 

1 vez , imediatamente após o parto.

 

 

Como administrar?

Através de sonda esofagiana, feita por profissional com conhecimento para tal, ou por consumo voluntário no balde.

Nem sempre o consumo voluntário acontece, por isso fique atento à utilização correta da sonda esofagiana:

 

Para evitar traumas, utilize uma sonda de silicone com a ponta abaulada.

Utilize um guia de sonda que evitar que o animal mastigue e rompa a mangueira.

 

 

Antes de administrar o drench, verifique, auscultando com um estetoscópio, se o posicionamento está correto. Caso contrário, o líquido poderá ser direcionado erroneamente ao pulmão do animal, podendo levar à morte.

Ao retirar a sonda, não se esqueça de tapar a outra ponta, uma vez que ainda pode haver líquido no interior da sonda e, com o retorno, este poderá ser aspirado, causando pneumonia por aspiração.

 

Conclusão

 

O drench funciona apenas como suplementação imediatamente após o parto. A preocupação maior a partir deste momento deve estar voltada para uma dieta de boa qualidade, adequada ao período de transição. Sem dúvida, sua associação com uma boa dieta pode ser decisiva na prevenção de doenças metabólicas, comuns neste período.

 

 

 

Fonte: Reahgro   Autor: Najara Fernanda do Nascimento Alves. Médica Veterinária, pós-graduanda em reprodução de bovinos - Equipe ReHAgro



Publicidade