Tecnologia e Manejo

13/10

Touros: O melhor para crescimento pós desmame

Touros: O melhor para crescimento pós desmame

 

As características de crescimento são muito importantes para qualquer trabalho de seleção na raça Nelore. Elas estão entre aquelas que mais evoluíram nos últimos anos e tem herdabilidade alta, ou seja, a partir de poucas gerações já consegue-se grande impacto no ganho.

 

Todos os programas de melhoramento tratam essas características como essencias, o sumário da ANCP, por exemplo, tem várias DEPs para mensurar o rápido ganho em peso dos animais: peso a desmama, peso ao ano, peso ao sobreano.

 

O peso ao ano é a DEP que expressa o potencial de ganho do individuo após o desmame, ou seja, garante que o animal continue se desenvolvendo. Para alcançar altos ganhos recomenda-se o uso de reprodutores com DEPs elevadas para PA ou P365.

 

Na consulta pública do programa ANCP os líderes para DEP Peso aos 365 dias são 1070 da Terra Brava e REM Caballero.

 

1070 da Terra Brava é o melhor touro para peso ao ano, com DEP = 32,91 Kg, sendo TOP 0,1% também para peso ao sobreano e perímetro escrotal ao ano. 1070 é um touro completo para quem busca rápido ganho genético em crescimento e precocidade sexual. Além desse resultado na ANCP, 1070 também é o melhor touro para o iABCZ no sumário PMGZ e foi o grande destaque do PNAT 2016.

 

REM Caballero, segundo melhor para peso ao ano possui DEP = 31,68 Kg e é TOP 0,1% para peso ao ano, peso ao sobreano, perímetro escrotal ao ano, perímetro escrotal ao sobreano, área de olho de lombo, acabamento, peso de carcaça quente, peso da porção comestível e MGTe. Caballero é um dos melhores touros da ANCP e é indicado para todos os segmentos da pecuária, pois leva altíssimo ganho genético para quem o utiliza.

 

Alta Brasil Fernanda Borges Oliveira 



Publicidade