Tecnologia e Manejo

20/06

Prova seleciona a melhor genética da raça nelore na EPAMIG

Prova seleciona a melhor genética da raça nelore na EPAMIG

 

A 2ª Prova de Ganho em Peso (PGP) Amigos do Nelore,  encerrada recentemente, avaliou o ganho de peso de 32 garrotes que ficaram 10 meses nos pastos do Campo Experimental Sertãozinho da EPAMIG, em Patos de Minas. A partir do dia 28 de junho,  durante o 3º Encontro Técnico do Produtor Rural, também no Campo Experimental da EPAMIG terá inicio a 3ª PGP, com pesagens até maio de 2019.

 

O campeão dessa edição foi o animal 2659/16 Cachoeira da 2C, de 19 meses, da criadora Beatriz Garcia Cid e Filhos. O filho da pecuarista e diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Gabriel Garcia Cid recebeu o prêmio e comemorou a conquista. “Essa modalidade de prova é uma das principais avaliações de desenvolvimento ponderal, que reúne indivíduos de vários criatórios nas mesmas condições de regime alimentar”, comenta.

 

Segundo o gerente de Melhoramento Genético da ABCZ, Lauro Fraga, os melhores animais da prova, além de serem bons ganhadores de peso a pasto, possuem boa carcaça frigorífica, são precoces sexualmente e bem caracterizados racialmente. “Todas essas características mensuradas na prova, e que fazem parte do índice final da PGP, são de alta herdabilidade. Dessa forma, podemos ter certeza que elas serão transmitidas aos filhos, complementando os objetivos de melhoramento genético”, afirma.

 

Fraga informa que os animais classificados como Superiores e Elite tiveram um ganho de peso de 169,87kg em 224 dias, com média de 758 gramas por dia. “Se tivéssemos este ganho durante um ano inteiro, alcançaríamos 276 kg ou 9,2 arrobas por ano. Isto mostra a importância de estarmos sempre avaliando e identificando os animais superiores, estimulando o uso destes como reprodutores e como doadores de material genético, através de sêmen distribuído pelas centrais de inseminação artificial”, diz. Ele acrescenta ainda que este grupo diferenciado terminou a PGP com 566 dias de idade, apresentando o Perímetro Escrotal de 32 cm, Área de Olho de Lombo de 61,9 cm, e Espessura de Gordura na 13ª costela de 2,12 mm.

 

Para o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Patos de Minas, Elhon Cruvinel Borges, o melhoramento genético promovido por esses animais é significativo para a região. “O resultado irá trazer incentivo aos criadores de corte, melhorando sempre a genética de seus rebanhos”, afirma. O gerente do Campo Experimental Sertãozinho da EPAMIG, Dimas da Silva, acrescenta que “além desses benefícios, a prova promove o envolvimento de instituições e possibilita novas pesquisas em diversas áreas da pecuária”. A maioria dos animais, que pertence a criadores de Minas Gerais, São Paulo e Paraná, foi classificada como Elite ou Superior.

 

Na opinião do diretor da ABCZ e vice-presidente do Sindicato Rural de Patos de Minas, Fabiano Mendonça, “a 2ªPGP foi uma ótima prova porque contou com bons animais que são resultados do investimento em melhoramento genético que os criadores fazem há um tempo”.

 

A PGP é realizada pela parceria EPAMIG, ABCZ, Sindicato Rural de Patos de Minas, Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater- MG), Secretaria Municipal de Agricultura além de empresas patrocinadoras.

 

Ranking

 

Confira os cinco melhores animais classificados na 2ª PGP a pasto Amigos do Nelore:

 

1º lugar Animal: 2659/16 Cachoeira da 2C Idade: 19 meses Ganho de Peso: 190 kg – Criador: Beatriz Garcia Cid e Filhos

2º lugar Animal: Caborteiro Idade: 18 meses Ganho de Peso: 186 kg – Criador: Paulo Kober

3º lugar Animal: Herdeiro CP Abaete Idade: 18 meses Ganho de Peso: 200 kg – Criador: Cilas Pacheco

4º lugar Animal: Bônus da BBR Idade: 16 meses Ganho de Peso: 176 kg – Criador: Breno Bolognesi Remédio

5º lugar Animal: Hijos Al Safira Idade: 19 meses Ganho de Peso: 171 kg – Criador: Antônio Lacerda Filho

3ª PGP

 

Podem participar da 3ª PGP,  animais nascidos entre  1º de outubro e 30 de dezembro de 2017. A pesagem inicial da prova está confirmada para dia o 31 de julho, seguida pelas pesagens: inicial em 09 de outubro; intermediária (56  dias) em 04 de dezembro; intermediária (112 dias) em 29 de janeiro de 2019; intermediária (168 dias) 26 de março de 2019; e final 21 de maio de 2019.

 

Epamig 



Publicidade