Tecnologia e Manejo

06/12

ABCZ: Certificado Especial de Produção é substituído pelo Certificado de Superioridade Genética

ABCZ: Certificado Especial de Produção é substituído pelo Certificado de Superioridade Genética

 

O PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) promoveu uma importante alteração: O Certificado Especial de Produção (CEP) foi substituído pelo Certificado de Superioridade Genética (CSG).  Com a mudança, a faixa de seleção dos animais passa a ser os 20% melhores da sua respectiva safra (ano de nascimento).

 

O CSG alia a superioridade genética do animal ao seu biótipo, pois além do animal estar classificado entre os 20% melhores (com avaliações genéticas de sua safra em nível nacional), passa também por uma avaliação visual feita por um profissional do corpo técnico da ABCZ.

 

Os animais certificados recebem também a nova marca do PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos). Em formato de Z (de Zebu) e com referência a uma cadeia de DNA e também ao símbolo do infinito, a ‘Marca do PMGZ’ ajudará no reconhecimento dos animais superiores.

 

O criador Aurício Gomes Barreto, selecionador de Nelore na Fazenda Lagoa Azul, localizada em Jequitinhonha (MG), teve animais marcados com a Marca do PMGZ pelo técnico de campo da ABCZ, Fernando Cintra. “É uma satisfação poder ter em nosso rebanho animais com a marca do PMGZ, pois temos certeza que o trabalho que aqui está sendo realizado está atingindo os nossos objetivos. Esperamos que esses animais tenham o reconhecimento do diferencial que está marca representa em nossa seleção”, destaca Aurício.

 

Na Fazenda Santa Lúcia, em Curionópolis (PA), mais animais sinalizados com a Marca do PMGZ. O técnico de campo da ABCZ Aurélio Carlos Vilela Soares, aplicou a marca em 22 animais das raças Nelore e Tabapuã. “Todos nós criadores, queremos ver nosso rebanho evoluindo geneticamente. Para nós do Grupo Cabo Verde, ver a marca do PMGZ estampada em nossos animais significa que estamos indo pelo caminho certo no que tange aos acasalamentos dos nossos animais, pois a marca do PMGZ além de credibilidade significa evolução genética”, destaca Murilo Silveira Coelho, primogênito do selecionador José Coelho Vítor.

 

O criador que tiver animais candidatos ao CSG deverá apresentá-los ao técnico da ABCZ durante a visita a propriedade. O técnico fará a avaliação visual e os animais aprovados já receberão a marca PMGZ e o Certificado impresso será enviado posteriormente ao criador.

 

Os animais que receberam o CEP nos anos de 2013, 2014 e 2015 podem solicitar aos técnicos da ABCZ a aplicação da Marca do PMGZ.  Basta apresentar o documento do CEP no momento da visita técnica e o animal receberá a marca.

 

Os critérios para a seleção dos animais candidatos ao CSG são:

 

  1. O rebanho deve estar inscrito no PMGZ Corte, módulo completo;

  2. Possuir peso válido para a DEP de peso a desmama, com exceção da raça Brahman, onde se consideram os animais que possuem peso calculado aos 210 dias no CDP;

  3. São ranqueados através do iABCZ (avaliação genética do PMGZ) e classificam-se os 20% melhores machos e as 20% melhores fêmeas por ano de nascimento.

 

Para receber o CSG e a marca PMGZ o animal deve:

 

  1. Passar por uma avaliação visual por um técnico do SRGRZ da ABCZ e receber conceito acima de BOM pelo método EPMURAS;

  2. Possuir o Registro Genealógico Definitivo.

 

Onde visualizar os animais candidatos:

 

  1. Cada criador poderá consultar se tem animais pré-selecionados por meio do SIAG (Sistema de Avaliação Genética), disponível na página de comunicações eletrônicas;

  2. No site da ABCZ, link do PMGZ.

 

Duvidas ou sugestões: pmgz@abcz.org.br   – (34) 3319-3843 ou 3319-3935



Publicidade