Tecnologia e Manejo

06/01

Artigo CRV Lagoa: N√£o desmame os bezerros baseado na idade, e sim no peso

Artigo CRV Lagoa: N√£o desmame os bezerros baseado na idade, e sim no peso

 

Geralmente os produtores param de fornecer o leite se o bezerro está com 60 dias de idade, mas este nem sempre é o momento certo. Com bezerros que se desenvolveram bem, você pode desmamá-los depois de 45 dias. No entanto, para bezerros que não tiveram um bom crescimento o fornecimento terá que ser estendido em duas semanas a mais.

Normalmente você deve desmamar um bezerro quando este alcançar 12% a 15% do peso de uma vaca. Para um Holandês isto será em torno de 80 kg. É importante que o bezerro, durante o período de desmama, coma 1,75 a 2 kg de concentrado por dia.

Duas semanas antes do desmame, o fornecimento de leite pode ser reduzido. Isto promoverá um maior consumo de concentrado por parte do bezerro. Fornecer ao bezerro um mês a mais de leite não é bom, já que isso impede o bom desenvolvimento do rúmen, que é o aspecto mais importante para termos um bezerro saudável e bem desenvolvido.

Bezerros com uma baixa taxa de crescimento

Geralmente vemos bezerros em más condições. Os animais estão muito magros e, se o produtor tentar alimentá-los com mais leite, eles poderão ter diarreia. Muitas vezes os bezerros são alojados ao ar livre ou em bezerreiros com muito fluxo de ar. O problema está na diferença de temperatura. Durante o dia, a temperatura está alta (35ºC) enquanto no começo da manhã está somente 15ºC. Esse choque de temperatura gera um impacto negativo no crescimento.

O melhor é fornecer diariamente, além de uma vez a mais de leite, duas a três vezes agua morna. A água (28-30ºC) gera mais fome no bezerro e, assim, ele comerá mais concentrado.

O concentrado deve ter um alto nível de proteína bruta (18%-19%), que contenha um pouco de trigo, cevada, milho, e, se possível, o melaço para melhorar a palatabilidade. Esse alimento vai ajudar a desenvolver as papilas ruminais, as quais são muito importantes para a absorção de alimentos durante o resto da vida do animal.

Não mude os animais de local imediatamente após a desmama. Deixe eles no mesmo ambiente familiar por uma semana para prevenir o estresse durante esse período de transição.

Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV


Esse choque de temperatura gera um impacto negativo no crescimento


A água (28°C-30°C) gera mais fome no bezerro e, assim, ele comerá mais concentrado

 
 
Fokko Tolsma | assessoria@crvlagoa.com.br



Publicidade