Tecnologia e Manejo

02/03

Artigo CRV Lagoa: Artigo: Sistema de abrigos para bezerros

Artigo CRV Lagoa: Artigo: Sistema de abrigos para bezerros

 

 

Bezerros jovens precisam ser protegidos contra toda influência negativa que possa afetar sua saúde. Os abrigos são muito importantes neste processo, porém muitos produtores ainda encontram dificuldades em relação ao sistema. No Brasil, é normal os bezerros ficarem a pasto. Isto não é o ideal, pois o clima afeta negativamente a saúde do bezerro. Outro sistema de instalação típica é manter um bezerreiro com um piso ripado de madeira, que é 1.5 metro mais elevado em relação ao solo. O importante é que a instalação seja protegida do vento. As ripas de madeira precisam ser quadradas e o espaço entre elas não muito largos. É normal vermos bezerros se posicionando em ripas de madeira arredondada, que pode criar problemas de casco para os bezerros. Como resultado, os tendões ficam mais longos e o casco mais achatado, com uma angulação menor do que 40 graus. 

Abrigos individuais

Para evitar a transmissão de doenças entre os bezerros, os mais jovens devem ser abrigados individualmente nas primeiras 3 semanas. O abrigo deve ser organizado de maneira que a ventilação seja ótima, sem a chance de uma grande corrente de ar. Tente evitar uma grande diferença de temperatura entre dias quentes e noites frias. Se o abrigo for externo, crie um sombrite para os bezerros. Se faz uso de lona preta, por favor use uma lona dupla. Se os bezerros deitam no chão, a dica é utilizar palha como isolante e protetor térmico. Uma cama isolante protegerá o corpo contra as diferenças de temperaturas. Sempre tenha certeza de que a cama está limpa e seca. Limpe quando o bezerro mudar para uma baia conjunta. 

Instalações conjuntas

Após o uso do abrigo individual nas primeiras 3 semanas, bezerros de mesmo peso podem ser abrigados em grupos (6-8 animais por grupo). Sempre evite exceder esse número. Quando os bezerros estão em uma baia de concreto ou de piso ripado, tenha certeza de que o local onde eles deitam seja mais confortável do que o piso. Desta maneira, eles aprenderão a se deitar no lugar ideal desde o início. Fique atento aos cochos e sempre forneça água a vontade. Abrigos em ótimas condições são muito importantes para o bem-estar dos bezerros, resultando em uma alta produção de leite e maior rentabilidade do seu investimento em genética. 


O abrigo deve ser organizado de maneira que a ventilação seja ótima, sem a chance de uma grande corrente de ar


 

Depois de 6 meses os bezerros podem dormir nos “boxes”

Fokko Tolsma
Consultor Técnico em Gestão e Manejo de Gado Leiteiro da CRV

 
 
Fokko Tolsma | assessoria@crvlagoa.com.br



Publicidade