Tecnologia e Manejo

04/09

A Importância do Colostro na criação de Bezerros

A Importância do Colostro na criação de Bezerros

 

A oferta de colostro para bezerras recém-nascidas é um manejo de extrema importância em um sistema de produção, que está relacionado diretamente com a saúde e o desenvolvimento de futuras matrizes no seu rebanho.

O colostro é o primeiro leite secretado pela vaca após o parto, com duração de três a quarto dias, os ruminantes possuem uma placenta diferenciada dos outros mamíferos,  não permitindo a passagem de anticorpos  da vaca para o feto durante a gestação .

Esse processo é chamado de imunidade passiva, onde os bezerros são totalmente dependentes do colostro, até que seu organismo comece a produzir seu próprio anticorpo, após duas ou três semanas depois do nascimento.

Os bezerros devem mamar seu primeiro colostro em até 3 horas após o nascimento, diretamente da sua mãe, e permanecer com ela no mínimo até 12 horas após o nascimento, para ter a oportunidade de mamar a vontade ou mais vezes.

É importante lembrar que:

·         As vacas devem ser bem alimentadas para produzirem colostro de boa qualidade.

·         A maternidade deve ser um local limpo e arejado.

·         Local de fácil acesso e bem visível para que os funcionários estejam sempre atentos ao parto.

·         Somente ordenhar o animal depois que o bezerro mamou pelo menos dois litros.

Em algumas situações a vaca não produz colostro suficiente, por isso é importante sempre que possível que se faça um “Banco de Colostro”. O colostro deve ser colhido com muita higiene e armazenado então em porções de um litro.  Deve-se congelar em sacos plásticos com capacidade para três litros, na hora de descongelar usar água morna, para não destruir os anticorpos pelo excesso de calor (máximo de 50 °C).

Carlos Matheus Arantes Pereira
Técnico Agrícola - ABCGIL



Publicidade