Tecnologia e Manejo

10/11

Software auxilia no planejamento alimentar e forrageiro do rebanho

Software auxilia no planejamento alimentar e forrageiro do rebanho

 

Os participantes da edição de 2017 do SemiáridoShow conheceram nesta quinta-feira (9) o funcionamento de um software que pode auxiliar no planejamento da propriedade rural, com simulações sobre demandas de alimentos e água para rebanhos, custos de implantação e manutenção de áreas para produção de alimentos e de formulação de rações. É o E-PlanFor, que foi apresentado por seu idealizador, o pesquisador Tadeu Voltolini, da Embrapa Semiárido (Petrolina-PE), na oficina “Software para apoio no planejamento alimentar e forrageiro do rebanho: lançamento e uso”.

O E-PlanFor funciona por meio de seu site, onde o interessado pode fazer um cadastro com seu nome e e-mail e, com a inserção de dados sobre os rebanhos, alternativas de alimentos, áreas de plantio, entre outras informações, o usuário pode obter relatório para ajudar na tomada de decisões. Ele é acessível via computador, tablet ou celular, por qualquer sistema operacional.

“O campo está, a cada dia, mais tecnificado, com o agricultor recorrendo a ferramentas digitais para soluções no seu cotidiano. É uma forma de obter conhecimento sobre tecnologias e técnicas”, afirmou Voltolini. Para ele, com a ampliação de conexão de Internet para o campo, a tendência é deste tipo de ferramenta crescer, para o apoio a diversas demandas. “A busca vai aumentar e devemos começar a ofertar esses serviços”, acrescentou ele.

Em seus campos, o E-PlanFor prevê as demandas principais em termos de planejamento alimentar. É possível estimar demandas alimentares e hídricas, simular orçamento forrageiro, formular rações e suplementos adequados aos objetivos de produção e estimar custos.

Para facilitar o acesso dos usuários, o site conta com um tutorial, que pode ser acessado pelo link: http://www.eplanfor.com.br/files/Epecfor_tutorial.pdf. O internauta também pode imprimir ou fazer download de relatórios com os resultados das simulações, para auxiliar em suas atividades cotidianas.

“Buscamos um uso intuitivo e que o usuário possa fazer adequações à sua realidade. Com o retorno dos usuários, buscamos também aperfeiçoar a ferramenta”, destacou o pesquisador. Segundo ele, a procura tem sido satisfatória: cerca de 10 mil pessoas já tiveram acesso ao software (com registros de dezenas de usuários acessando diariamente) entre internautas de todos os estados brasileiros e de alguns países do exterior.

 

 

 

Adilson Nóbrega (MTB/CE 01269) 
Caprinos e Ovinos 
 
Telefone: (88) 3112.7413

Embrapa Semiárido 

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade