Tecnologia e Manejo

03/08

Governo Geraldo Alckmin oferecerá linhas de crédito para ampliar as práticas sustentáveis na agric

Governo Geraldo Alckmin oferecerá linhas de crédito para ampliar as práticas sustentáveis na agric

 

A Cooperativa de Crédito Rural Coopercitrus passará a oferecer aos produtores cooperados mais opções de linha de crédito, inclusive para incentivar a produção de energia solar por meio de painéis fotovoltaicos, com financiamento do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agência de Desenvolvimento Paulista (Desenvolve SP). O convênio entre as entidades foi assinado nesta quarta-feira (2), na Feira de Agronegócios Coopercitrus (Feacoop), em Bebedouro, com a presença do vice-governador e secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Márcio França, e do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim.

 

Por meio da “Linha Economia Verde”, uma das opções que estarão disponíveis com o convênio, será possível financiar projetos de saneamento, aproveitamento e tratamento de resíduos; recuperação florestal em áreas urbanas e rurais e investimentos em energias renováveis, incluindo a compra e instalação de placas solares, aerogeradores, caldeiras a biomassa, equipamentos para pequena central hidrelétrica e biogás de aterro, entre outros itens.

 

Para Márcio França, a oferta de crédito das instituições financeiras ao setor produtivo indica sinais de retomada da economia após anos de crise. "Quando bancos oferecem crédito é porque as coisas estão mudando, estamos querendo apostar de que o futuro está próximo. E o financiamento pelo governo paulista permite implantar mais tecnologia e inovação, para produzir mais a partir das mesmas coisas", afirmou, esperando um crescimento de 20% de produtividade.

 

De acordo com Arnaldo Jardim, o convênio "visa estabelecer linha de crédito para implantar sistema de energia solar, que pode ser utilizada pelo produtor para diminuir o custo de energia ou ser distribuído pela rede de energia, para que ele receba por esse excedente”.

 

Para o presidente da Coopercitrus, José Vicente, o convênio facilitará o acesso dos pequenos e médios produtores às novas tecnologias disponíveis. "Sem tecnologia, não existe sustentabilidade na agricultura. Com este financiamento da energia fotovoltaica, esperamos que o produtor seja inserido na metodologia da agricultura de precisão e tenha aumento de produtividade", afirmou.

 

A assinatura do convênio na Feacoop é importante porque é o espaço onde se reúne toda a tecnologia aplicada em prol do desenvolvimento da agricultura, como destacou o presidente da Desenvolve SP, Milton Santos. "Está é a primeira vez que fazemos parceria com uma cooperativa de produção, justamente porque acreditamos poder atingir grande número de produtores com a possibilidade de geração de energia limpa", disse Santos.

 

Otimismo compartilhado pelo prefeito de Bebedouro, Fernando Galvão, para quem, apesar do momento delicado enfrentado pelo País, os produtores têm orgulho e movimentam a economia. “Agora com o convênio firmado, os produtores precisam entender a importância de usar a agricultura de precisão, desde o preparo do solo, passando pelo manejo, plantio e colheita", explicou.

 

Feacoop

 

Com atividades que vão até quinta-feira (3), a Feacoop Arena Tecnologia e Sustentabilidade apresenta aos pequenos, médios e grandes agricultores equipamentos e tecnologias para alcançar altos níveis de produtividade e rentabilidade com sustentabilidade.

 

Na Arena de Tecnologia e Sustentabilidade, os agricultores podem conhecer tratores que andam sem motorista; projetos de plantio com sistema automático de desligamento de sessão que permite o agricultor desenhar na plantação; drone de pulverização; veículo aéreo não tripulado, para fazer o mapeamento das áreas de cultivo; sistemas para pulverização localizada; correção do solo à taxa variável; e análise e mapeamento específico de cada ponto do solo na área de cultivo.

 

Por Paloma Minke

Fotos Paulo Prendes

 

Informações:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo
(11)5067-0069



Publicidade