Tecnologia e Manejo

09/04

Tecnoshow: Cultivar de gergelim não ramificado facilita colheita mecanizada

Tecnoshow: Cultivar de gergelim não ramificado facilita colheita mecanizada

 

BRS Anahí, cultivar de gergelim desenvolvida pela Embrapa, será um dos destaques da feira de tecnologia rural Tecnoshow Comigo, que começa nesta segunda-feira (8) e segue até sexta (12), em Rio Verde (GO). Com o hábito de crescimento não ramificado, a cultivar permite o plantio de mais plantas por hectare, além de facilitar a colheita mecanizada. Com desempenho agronômico superior às demais cultivares desenvolvidas no Brasil, a BRS Anahí apresenta sementes maiores que as variedades disponíveis no mercado, alta produtividade e características de cor, brilho e sabor de interesse da indústria alimentícia.

Por ser pouco exigente em água o gergelim é uma cultura ideal para segunda safra ou safrinha no Centro-Oeste, onde os Estados de Goiás e Mato Grosso e apresentam as maiores áreas de cultivo. “Como essa variedade tem o hábito de crescimento não ramificado, o produtor pode adensar o cultivo e aumentar a sua produtividade”, afirma a pesquisadora da Embrapa Algodão Nair Arriel. “Em condições normais de água e solo e manejo adequado a BRS Anahí tem potencial para produzir 1.600 quilos por hectare”, acrescenta.

A cultivar tem ciclo precoce (90 dias). É tolerante às principais doenças da cultura como a murcha-de-macrophomina, mancha-angular e cercosporiose. Tem mostrando ainda eficiência manejo de nematoides, um problema que tem acarretado perdas de produtividade pelos produtores do cerrado. Pesquisas em andamento no Oeste da Bahia tem demonstrado comportamento de resistência ao nematoide-das-galhas (Meloydogyne incognita), principal e mais agressivo nematoide do algodoeiro na atualidade.

A BRS Anahí tem potencial para suprir o mercado interno e oportunidade de exportação. É uma cultivar com características capazes de atender ao consumo de mesa, com sementes esbanquiçadas e alto teor de óleo (52%), também atende à indústria de óleo, com excelentes rendimentos e aumento de produtividade com relação à cultivares com menor teor de óleo nas sementes.

É recomendada para cultivo em regiões com precipitação (chuva) variando entre 300 mm e 800 mm anuais bem distribuídos, temperatura entre 23 ºC e 30 ºC e altitude máxima de 1.250 m acima do nível do mar, o bom desempenho da cultivar depende também de boas condições de solo e manejo adequado.

Tecnoshow Comigo
Considerada a grande feira de tecnologia rural do Centro-Oeste brasileiro, a Tecnoshow é organizada anualmente desde 2002 pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO). No ano passado o evento reuniu mais de 106 mil visitantes e expôs cerca de 550 marcas numa de aproximadamente 60 hectares. Foram expostos cerca de mil animais e 3 mil máquinas e equipamentos agrícolas. O volume de negócios atingiu a marca de R$ 2,5 bilhões.

 

Edna Santos (MTB-CE 01700) 
Embrapa Algodão 

Contatos para a imprensa 
 
Telefone: (83)3182-4361

 

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

www.embrapa.br/fale-conosco/sac/



Publicidade