Tecnologia e Manejo

28/12

Genoma do coco é sequenciado na China

Genoma do coco é sequenciado na China

 

Cientistas da da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas Tropicais anunciaram o sequenciamento do genoma de mais uma variedade vegetal: o coqueiro. Resultado de mais de quatro anos de trabalho, o mapeamento completo do DNA do coco, além de importante para a própria cultura, é também um passo importante para pesquisas genéticas com outras plantas da família das palmeiras.

 

Mais 90 países em diversos continentes cultivam o coqueiro, a exemplo da do Brasil e nações da África e Ásia. As lavouras da fruta ocupam uma área aproximada de 12 milhões de hectares. O coco é parte da dieta de muitas pessoas em todo o mundo e, além disso, é plantado para obtenção de seu óleo. No Brasil, é utilizado principalmente por conta da água-de-coco, cujo mercado movimenta aproximadamente R$ 450 milhões e no qual o País é líder mundial.

 

O coco é um velho conhecido dos agricultores encontra melhores condições de cultivo em regiões tropicais onde a temperatura média mantém-se em 27ºC e umidade relativa do ar em torno de 80%. Em condições climáticas desfavoráveis, principalmente quando a temperatura se aproxima de 15ºC, a planta não consegue expressar todo seu potencial produtivo. A descoberta chinesa abre caminho para o melhoramento dessas plantas por meio da biotecnologia, desenvolvendo variedades mais resistentes a doenças, a condições desfavoráveis de cultivo e que produzam mais óleo.

 

Fonte: PLOS ONE, novembro de 2017



Publicidade